O deputado do PSD/Açores Carlos Freitas destacou hoje o investimento a realizar na remodelação e reestruturação do Matadouro da Ilha do Pico, cujo valor ascende a cinco milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.
O parlamentar social-democrata eleito pelo Pico falava à saída de uma visita às instalações do Matadouro do Pico, inserida no programa das Jornadas Parlamentares que decorrem até quinta-feira.
“O projeto que se encontra numa fase de revisão, será lançado a concurso ainda no primeiro semestre de 2023”, avançou Carlos Freitas à comunicação social, apontando que “a obra prevê o aumento das zonas dedicadas aos trabalhadores, à abegoaria, assim como o aumento da sala de desmancha e capacidade de frio que passará de 160 para 290 animais”.
O deputado do PSD/Açores congratulou-se ainda com o crescimento do número de animais abatidos na ilha do Pico a rondar os 13%, acompanhando a evolução no arquipélago a pontuar-se nos 5,6%, em 2022.
“É este o caminho. O caminho de aumentar cada vez mais a exportação de animais em carcaça, em detrimento do gado vivo. Trata-se igualmente de uma forma de aumentar os rendimentos da ilha e dos produtores”, salientou aos jornalistas.
Na ocasião, Carlos Freitas advogou “a compensação dos produtores de carne e de leite, tendo em conta o esforço que se verifica ao nível da mão-de-obra, de trabalho, da aquisição das matérias-primas, numa altura em que a crise inflacionista afeta os custos da produção”.
“Este esforço deve ser compensado pela qualidade e pela excelência intrínseca dos produtos propriamente ditos”, defendeu.
O parlamentar social-democrata anunciou, por fim, que “está assegurada por mais um ano a certificação para a segurança alimentar, bem como a certificação do bem-estar animal nas unidades industriais do Pico, Terceira e São Miguel, estendendo-se às restantes unidades”.
O Grupo Parlamentar do PSD/Açores prossegue amanhã os encontros de trabalho na ilha do Pico, começando pela visita ao Entreposto Frigorífico da Madalena, estando disponível para prestar declarações à comunicação social, pelas 10h30.
PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU