ÚLTIMAS

REGIÃO | PSD/Açores destaca recuperação de tempo perdido na governação socialista

579views

O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado destacou ontem a recuperação de tempo perdido com a pronta intervenção do Governo da Coligação (PSD, CDS/PP e PPM) na Escola Secundária Antero de Quental.

O parlamentar social-democrata interveio na apresentação da petição pela requalificação da Escola Secundária Antero de Quental, em plenário da Assembleia Legislativa dos Açores, na Horta.

“Esta situação, herdada da anterior governação socialista, obriga agora a um redobrado esforço financeiro e a trabalhos tecnicamente mais complexos, que estão a decorrer, e naturalmente se irão estender também por mais tempo”, frisou Joaquim Machado.

O Governo da Coligação empenhou-se desde a primeira hora, e em abril de 2021, iniciaram-se “os trabalhos de desinfestação das estruturas de madeira, de intervenção nas esteiras da rede elétrica, e de restauro dos tetos, bem como dos respetivos elementos pictóricos, de grande valor artístico”, salvaguardou.

O deputado do PSD/Açores considera a petição enviada pela presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária Antero de Quental “justa e oportuna”, ressalvando que o estado de “degradação do edifício teve uma dupla gravidade: atentou contra a segurança dos alunos, professores e funcionários, e deu um sinal contrário quanto à proteção do património construído”.

Sinal contrário este relativamente à valorização do seu próprio património, sendo que o antigo Liceu Central de Ponta Delgada encontra-se classificado como imóvel de interesse público, desde 1980.

Joaquim Machado acentuou que o governo socialista tinha conhecimento da situação em que o estabelecimento de ensino se encontrava, negando os pedidos de intervenção feitos pela escola desde 2014.

Facto é que em 2018 viria a garantia “do Governo de Vasco Cordeiro que dizia estar a decorrer uma análise sobre o melhor procedimento a adotar para resolução do problema identificado de presença de térmitas. Nada mais avançou. Melhor dizendo, avançou vertiginosamente para o estado de degradação”, sublinhou Joaquim Machado.

Um ano depois, explicou o deputado do PSD/Açores, “foram encerradas três salas de aula, sala de professores e a biblioteca patrimonial – o mais bonito salão do palácio.” Em 2020, a um ano de eleições regionais, a inscrição de 300 mil euros no Plano de Investimentos da Região, resumiu-se a 1,33% de execução da obra na aquisição de pavimento.

O parlamentar social-democrata admite “que o que falta fazer vai muito além de 2024. Ainda assim, estamos a recuperar o tempo perdido na governação socialista. Estamos a fazer diferente e melhor. Com responsabilidade e qualidade, como é no caso da Escola Secundária Antero de Quental”, disse, reconhecendo a premência de intervenção em outros estabelecimentos como a EBI/Lagoa e Escola Secundária das Laranjeiras.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.