ÚLTIMAS

REGIÃO | PSD/Açores destaca compromisso do Governo na ampliação de pista do aeroporto do Faial

©Hugo Moreira
334views

A deputada do PSD/Açores Salomé Matos destacou hoje o compromisso assumido pelo Governo Regional na ampliação da pista do aeroporto da Horta, de modo a materializar um investimento da responsabilidade do Governo da República “que mais não fez senão dotar os Orçamentos de Estado de verbas estéreis”.

A parlamentar social-democrata falava esta manhã na sessão de perguntas ao Governo Regional com resposta oral, na Assembleia Legislativa dos Açores, sobre as políticas de desenvolvimento sustentável e crescimento socioeconómico da ilha do Faial.

Salomé Matos defendeu que “a ampliação da pista do aeroporto da Horta deve ser vista como um instrumento de coesão regional em prol não só dos faialenses, como dos açorianos em geral”.

Ciente tratar-se “de uma obra da responsabilidade da República, na verdade só conheceu desenvolvimentos palpáveis depois deste Governo Regional ter assumido o compromisso de comparticipar 40% do projeto de execução”, realçou.

Para a deputada do PSD/Açores, “o desenvolvimento económico do Faial está em boa parte dependente das acessibilidades marítimas e aéreas, assunto que une os faialenses nesta causa, nos últimos anos”, frisou.

A parlamentar salvaguardou, nesse contexto, “que numa ilha, o aeroporto é sinónimo de mobilidade, de desenvolvimento, de fixação das gerações mais jovens”.

“No caso do Faial, durante alguns anos, a ilha foi asfixiada a nível dos transportes aéreos, não só pela qualidade do trabalho prestado, como pelos constrangimentos decorrentes da dimensão da própria pista para quem nos visita e para os próprios residentes”, lamentou.

Salomé Matos salienta que “a ampliação da pista também traz vantagens ao nível da exportação de produtos, permitindo a criação de riqueza, fulcral para o desenvolvimento do Faial”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.