ÚLTIMAS

REGIÃO | PS. Governo Regional desiste da participação dos Açores nos Jogos das Ilhas “prejudicando os jovens atletas” Açorianos

297views

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista criticou, esta sexta-feira, que o Governo Regional de direita esteja, uma vez mais, “a prejudicar equipas, atletas e modalidades desportivas da Região”, ao cancelar, desta vez, a participação dos jovens Açorianos na 25ª edição dos Jogos das Ilhas, que se realizam este ano na Córsega, de 23 a 28 de maio.

Para Vílson Ponte Gomes, deputado socialista, a “justificação descabida” que foi transmitida às associações das diversas modalidades, “de que as restantes Regiões inscritas na prova não contribuiriam para um grau de competição necessário à evolução dos representantes Açorianos” evidencia, isso sim, “os graves problemas financeiros com que se deparam os serviços da administração regional”.

“Os jovens atletas Açorianos em várias edições anteriores dos Jogos das Ilhas sempre se fizeram representar ao participarem na competição, independentemente do número de participações internacionais”, reforçou o parlamentar socialista, para lamentar que agora, e face à justificação dada pela Direção Regional do Desporto, “tenham sido impedidos de levar o bom nome da Região a esta importante competição da juventude europeia”.

Nesse sentido, os deputados do PS questionaram o Governo Regional do PSD/CDS-PP/PPM, apoiado pelo CH, através de requerimento entregue na Assembleia Legislativa, sobre que modalidades estava prevista a participação da delegação Açoriana, bem como o número de atletas por cada um dos desportos em prova, perguntando ao executivo, “se o valor orçamentado para a participação da Região nos Jogos das Ilhas será canalizado para iniciativas de todas essas modalidades”.

“Também aqui importa que seja esclarecido se a atribuição de eventuais apoios será feita mediante candidaturas específicas a entregar em prazos determinados, bem como se haverá algum regulamento com critérios concretos de atribuição do apoio”, questionou Vílson Ponte Gomes.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.