ÚLTIMAS

REGIÃO | PS/Açores propõe apoios às explorações agrícolas

442views

Patrícia Miranda manifestou a preocupação do Partido Socialista com a escalada dos custos de produção nas explorações agrícolas, realçando que será debatida na próxima semana, no Parlamento dos Açores, uma proposta do PS/Açores para apoiar as explorações agrícolas.

A deputada socialista falava à saída de uma visita à empresa Trevo Rebelde, no concelho da Ribeira Grande, dedicada à prestação de serviços à agricultura, como os cortes de milho, a preparação das terras, ou seja, tudo o que diz respeito às sementeiras.

“No plenário da próxima semana será colocada à discussão e votação uma proposta do PS que recomenda ao Governo Regional que implemente, de forma imediata, o apoio de compensação do aumento dos custos da energia no preço final dos bens e serviços transacionados, por contrapartida da estabilização dos preços”, explicitou.

Na proposta socialista consta ainda a “implementação de um apoio direto que permita mitigar os fortes acréscimos dos custos de produção, nos setores agrícola e pecuário”, a todos os agricultores e produtores pecuários da Região, compensando de forma “excecional e temporária os aumentos do custo com adubos, fertilizantes e rações para animais”.

Patrícia Miranda sublinhou que uma das principais preocupações desta empresa diz respeito “precisamente ao aumento dos custos de produção, essencialmente do gasóleo”, o que demonstra bem “o valor da proposta do PS” e “não deixa grande margem aos partidos que sustentam este Governo para que a rejeitem”.

A parlamentar socialista frisou que é “prioritário continuar a apoiar e a criar incentivos próprios para a Agricultura e para as empresas Agrícolas”, até porque se queremos futuro na Agricultura dos Açores, é preciso “apostar na juventude”.

“Esta empresa é um exemplo de sucesso em termos de fixação de jovens e de criação de postos de trabalho. Nela trabalham cerca de 12 pessoas, numa empresa familiar, que conta já com o contributo das novas gerações e, por isso, também se torna imperativo continuar a apresentar e a defender medidas para que a nossa Agricultura que sejam efetivamente atrativas para os nossos jovens”, finalizou a deputada do PS, Patrícia Miranda.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.