REGIÃO | PS/Açores denuncia negligência do Governo de coligação na execução de investimentos em orlas costeiras
A Presidente do Grupo parlamentar do PS/Açores denunciou hoje em Angra do Heroísmo, a incapacidade de execução do Governo de coligação no que respeita ao ordenamento das orlas costeiras, especialmente na ilha Terceira, o que se que traduz numa “total negligência da Região face à proteção da população”.
“Dos 6,2 milhões de euros inicialmente aprovados no Plano e Orçamento para 2024, apenas 2,8 milhões foram executados, o que representa 46% do total, menos de metade do orçamento inicialmente previsto e isso demonstra bem a incapacidade de execução do Governo de coligação”, afirmou Andreia Cardoso.
A líder parlamentar socialista sublinhou que este problema não é isolado, mas sim uma marca de gestão ineficaz que afeta toda a Região, sendo a Terceira disso um bom exemplo, ficando ignorada pelo Governo dos Açores.
“O problema da falta de investimento e de promessas não cumpridas é evidente em toda a Região, mas na Terceira, em matéria de orla costeira, é totalmente inexistente. Para este Governo, é como se a orla costeira da ilha Terceira não existisse”, acusou.
Entre os exemplos de locais afetados pela ausência de intervenção, a Presidente do GPPS destacou a Baía e a Ponta Gorda, na freguesia do Porto Judeu; a Vila Maria e o Biscoitinho, em São Mateus, bem como os Salgueiros e as Contendas, em São Sebastião.
“São zonas costeiras com grande importância para a segurança das populações e para o desenvolvimento local, mas que continuam a ser ignoradas nas prioridades do Governo”, lamentou a parlamentar.
“O PS/Açores considera inaceitável que questões tão críticas continuem a ser negligenciadas e não descansará enquanto não forem dadas respostas efetivas às situações identificadas como sendo de risco. A segurança das orlas costeiras não pode continuar a ser tratada como uma questão secundária”, concluiu.
GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU