REGIÃO | Protocolo Açores/Madeira na área agrícola visa implementar estratégias conjuntas, diz António Ventura
O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural frisou em Angra do Heroísmo a importância do protocolo de cooperação entre as Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira no âmbito da agricultura, uma vez que este vai permitir tirar partido dos respetivos potenciais técnico e científico e implementar estratégias conjuntas e comuns.
António Ventura falava à margem da primeira visita dos técnicos da Direção de Serviços de Desenvolvimento Pecuário da Madeira à melaria da Fruter, no âmbito do referido protocolo.
O governante destacou as potencialidades do protocolo, especificamente no que diz respeito à avaliação para “a implementação de um sistema de identificação e circulação animal próprio às duas regiões autónomas”, assim como o compromisso de “criar uma certificação de bem-estar animal no âmbito da comercialização de bovinos entre as regiões autónomas”.
“Este protocolo quer promover ações que visem o desenvolvimento da agroprodução das duas regiões autónomas, desde o produtor primário ao consumidor final”, sublinhou.
“Pretende ainda tirar partido dos respetivos potenciais técnico e científico, estabelecendo sinergias para o desenvolvimento de projetos de interesse comum, nomeadamente nas áreas de investigação e experimentação aplicadas em veterinária, zootécnica, agricultura, saúde e bem-estar animal, subprodutos, apicultura, vitivinicultura, fruticultura subtropical, entre outros”, acrescentou.
António Ventura destacou ainda o compromisso de “fomentar a cooperação e logística nas áreas da “agricultura de precisão”, modo de produção biológico e produção integrada, bem como entre os respetivos laboratórios de analises agrícolas, de propagação de plantas, de veterinária e de segurança alimentar”.
O responsável pela pasta da agricultura frisou ainda a intenção de estimular o intercâmbio “entre técnicos, produtores agrícolas e outros agentes económicos das duas regiões, dos respetivos setores, com vista à sua valorização profissional, científica e tecnológica, designadamente, proporcionando ações de formação, visitas de estudo e estágios”.
O Secretário Regional terminou adiantando que os técnicos da Direção Regional da Agricultura deverão deslocar-se à Madeira no início de 2023.
GRA/RÁDIOILHÉU