ÚLTIMAS

REGIÃO | Primeiro-Ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, em visita oficial aos Açores

| Foto: GRA
201views

Nos dias 15 e 16 de outubro, o Primeiro-Ministro da República Democrática de Timor-Leste, Kay Rala Xanana Gusmão, realizará uma visita oficial à Região Autónoma dos Açores, no âmbito da sua deslocação a Portugal. Durante a visita, que terá lugar na ilha do Faial, Xanana Gusmão cumprirá uma agenda institucional.

No dia 15 de outubro, o governante timorense reunir-se-á com o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, no Edifício do Relógio, na Colónia Alemã. Estão também agendados encontros com o Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, e com o Presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira.

A visita incluirá passagens por importantes instituições científicas e culturais da ilha, como a Escola do Mar dos Açores, o OKEANOS – Instituto de Investigação em Ciências do Mar – e o Museu da Fábrica da Baleia de Porto Pim, com a presença de José Manuel Bolieiro. Estes locais representam áreas de cooperação de grande relevância, nomeadamente no que toca à preservação dos recursos marinhos e à partilha de conhecimentos científicos.

A comitiva oficial de Timor-Leste será composta pelo Vice-Primeiro-Ministro, Francisco Kalbualdi Lay, o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito dos Santos Freitas, e o Secretário de Estado da Comunicação Social, Romualdo Ximenes das Neves. Acompanham também a visita a Embaixadora de Portugal em Dili, Manuela Bairos, e a Embaixadora de Timor-Leste em Portugal, Isabel Guterres.

Esta visita sublinha a cooperação contínua entre Timor-Leste e Portugal, com os Açores a desempenharem um papel especial no estreitamento das relações, seja no plano científico, cultural ou institucional.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.