ÚLTIMAS

REGIÃO | Prestígio da comunidade açoriana no Canadá dá vantagem política a Portugal, diz José Manuel Bolieiro

619views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, terminou no domingo uma visita oficial à Província do Ontário declarando que o prestígio da comunidade açoriana no Canadá “assegura vantagem política e diplomática aos Açores e Portugal”.

Falando numa sessão na Casa dos Açores do Ontário, e dirigindo-se a dezenas de representantes da diáspora, o governante lembrou a “verdadeira pluralidade” dos Açores, com “nove ilhas com identidade própria” e cada uma com as suas mais-valias para efeitos de turismo ou de investimento.

“Os Açores de hoje em dia não são apenas um lugar de saudade e memória, são uma terra de oportunidades, de desenvolvimento sustentável, respeitador da natureza. Exorto-vos a descobrir com as vossas famílias, os vossos amigos, às nove ilhas dos Açores”, prosseguiu José Manuel Bolieiro.

O governante anunciou a intenção de criar um gabinete de apoio ao investir da diáspora, uma estrutura sem custos, com profissionais de diferentes áreas, e que terá como objetivo, em parceria com autarquias e câmaras de comércio, facilitar o acesso à informação de quem procura investir na região.

“Esta é uma governação amiga da nossa diáspora, não apenas no campo da saudade mas como ativo de credibilidade e prestígio”, prosseguiu.

No domingo, último de três dias de trabalho no Canadá, José Manuel Bolieiro deslocou-se ainda ao Festival Multicultural Carassauga 2022, visitando os espaços de Portugal e dos Açores no certame.

O Presidente do Governo teve também uma passagem pelo Graciosa Community Centre, local que junta açorianos provenientes da Graciosa mas também de várias outras ilhas do arquipélago.

A emigração de açorianos para o Canadá só foi possível em 1953, após a assinatura de acordos bilaterais entre Portugal e este país, sobre a entrada de emigrantes. No entanto, o contacto dos açorianos com o Canadá remonta ao período da “descoberta” do continente norte-americano.

Apesar de os pioneiros (designação para os primeiros emigrantes portugueses no Canadá, em 1953) terem desembarcado no porto de Halifax, na província da Nova Escócia, estes acabariam por se fixar nas províncias de Ontário e Québec, bem como na British Columbia, exercendo funções na área da agricultura, construção civil, caminhos-de-ferro e serviços.

Atualmente, as comunidades açorianas residentes no Canadá situam-se na província do Ontário, na cidade de Toronto e arredores, no Quebeque, nas cidades de Montreal e arredores, na British Columbia, em Vancouver, encontrando-se também em Kitimat no extremo norte desta província, em Manitoba, na cidade de Winnipeg, e em Calgary, Edmonton e Victória, na província de Alberta.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.