O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, manifestou hoje satisfação pelo anúncio da Ordem dos Arquitetos de que o próximo congresso da entidade, o primeiro a realizar-se fora do continente português, decorrerá nos Açores.
Esta é uma “ousadia” da Ordem que José Manuel Bolieiro valorizou: “honra, orgulho e gosto” foram as palavras proferidas pelo governante aos jornalistas, falando no final da audiência tida no Palácio de Sant’Ana com uma delegação da Ordem e representantes da Secção Regional dos Açores.
A escolha de março para o evento foi também enaltecida pelo Presidente do Governo, o que representa uma “vantagem, pois dá dinâmica económica” à região numa altura de menor movimento turístico, na comparação com o verão, por exemplo.
“Nada melhor do que começar o ano com esta magnífica notícia”, acrescentou José Manuel Bolieiro, que lembrou que o arquipélago é um “verdadeiro ‘hope spot’” no que refere à sustentabilidade, nomeadamente ambiental – recorde-se que o tema da sustentabilidade marcará o congresso dos arquitetos.
O congresso da Ordem dos Arquitetos, sob o mote “Qualidade e Sustentabilidade: Construir o [Nosso] Futuro” decorrerá em Ponta Delgada entre 2 e 4 de março.
Da reunião surgirá uma declaração final a apresentar em Copenhaga, no verão, num encontro mundial destes profissionais.
GRA/RÁDIOILHÉU