ÚLTIMAS

REGIÃO | Presidente do Governo diz que posição geoestratégica dos Açores é garantia de múltiplas oportunidades

| Fotos: MM
612views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou hoje o papel geoestratégico da região como elemento que garante oportunidades em múltiplas frentes, seja na frente económica ou na vertente científica, por exemplo.

“Este posicionamento geostratégico, mais ligado à ciência, por exemplo, é muito relevante e não perdeu atualidade”, considerou o governante.

José Manuel Bolieiro falava no Auditório da Madalena, no Pico, numa conversa com o Diretor do Público, Manuel Carvalho, integrada na conferência “Encontro Fora da Caixa”, promovida pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e com o apoio do jornal.

“Somos a melhor projeção Atlântica da Europa e a melhor defesa dos Estados Unidos para Leste”, prosseguiu o Presidente do Governo, falando a propósito do atual conflito armado na Ucrânia e no papel dos Açores enquanto território no centro do Atlântico.

Nesse sentido, é importante “conhecer os constrangimentos” da região, nomeadamente reconhecendo os limites territoriais – no solo – e populacionais, mas reveste-se como fundamental descobrir as “oportunidades de afirmação do potencial” dos Açores.

Na conversa com Manuel Carvalho, o Presidente do Governo dos Açores lembrou ações desenvolvidas no campo espacial, na pesquisa de e sobre o mar e enalteceu o papel da Universidade dos Açores como verdadeira academia de dimensão Atlântica.

José Manuel Bolieiro deixou ainda palavras de incentivo aos empresários da região e lembrou o trabalho desenvolvido pelo XIII Governo dos Açores no aproximar da diáspora com as nove ilhas do arquipélago.

Refletir sobre os desafios que a insularidade coloca ao arquipélago dos Açores, em todas as esferas socioeconómicas, é o fio condutor do “Encontro Fora da Caixa”, uma iniciativa que se propõe contribuir para uma visão coletiva do País.

Estes encontros são promovidos pela Comissão Executiva da CGD desde março de 2017.

Seja em formato presencial, seja digital, têm-se pautado pela promoção da discussão descentralizada de temáticas de interesse nacional, mas também de relevância regional, com o compromisso de refletir sobre os desafios e as oportunidades que são a matéria-prima do Portugal do presente e do futuro.

José Manuel Bolieiro deixou palavras de agradecimento ao banco, na palavra do Presidente da Comissão Executiva, Paulo Macedo, sublinhando que a entidade tem procurado querer saber “da vida real das famílias, empresas e territórios” de todo o país.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.