ÚLTIMAS

REGIÃO | Presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, discute inclusão social e habitação na sessão plenária

© European Union Patrick Mascart
367views

A Ucrânia e o alargamento da UE, a inclusão social, a sustentabilidade ambiental, o futuro das zonas rurais e o urbanismo sustentável serão os principais temas da sessão plenária do Comité das Regiões Europeu (CR) antes das eleições europeias. A 160ª reunião da assembleia dos líderes locais e regionais da UE encerrará ainda os dossiers legislativos sobre a cooperação transfronteiriça, o pacote sobre a Defesa da Democracia e a utilização de novas técnicas genómicas na agricultura. 

A sessão plenária, que será presidida por Vasco Alves Cordeiro, contará no primeiro dia com a presença de Vadim Boychenko, Presidente da Câmara Municipal de Mariupol, a cidade ucraniana reduzida a escombros pela invasão russa em 2022, que trará a debate os desafios atuais que a Ucrânia enfrenta. A sua intervenção contribuirá também para enquadrar um debate mais amplo sobre o próximo alargamento da UE – à Ucrânia, Moldávia e Geórgia.

No segundo dia, o principal debate focar-se-á sobre o bem-estar das crianças, seguido da adoção de pareceres sobre a Garantia Europeia para a Infância e a proteção das crianças. A saúde mental, a habitação a preços acessíveis e a melhoria das competências laborais são outras das questões de índole social sobre as quais o CR adotará pareceres.

Os líderes regionais e locais da UE discutirão ainda sobre o futuro das zonas rurais da Europa com deputados ao Parlamento Europeu, num debate que se baseará nas conclusões de um recente estudo do CR sobre o descontentamento nas zonas rurais. Os desafios da gestão responsável do ambiente serão ainda abordados nas propostas de pareceres em debate sobre técnicas genómicas na agricultura, microplásticos, energia geotérmica, ciclismo, entre outros.

O Presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, participará ainda, à margem da sessão plenária,  num debate sobre o desemprego de longa duração que contará que com a participação do Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais Nicolas Schmit. O evento “Inovação social para eliminar o desemprego de longa duração” é coorganizado pelo Comité e pela Comissão Europeia, em paralelo com a reunião plenária.

CE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.