ÚLTIMAS

REGIÃO | Presidente da Assembleia Legislativa participa na Sessão solene comemorativa do 50.º aniversário da Autonomia da Madeira

108views

O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, vai deslocar-se à Madeira de 17 a 20 de julho, a convite da Presidente da Assembleia da Madeira para participar na sessão solene comemorativa do 50.º aniversário da Autonomia da Região Autónoma da Madeira, que terá lugar no dia 19 de julho, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa, no Funchal.

No âmbito desta deslocação, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores cumprirá ainda uma agenda de contactos institucionais e visitas de trabalho.

No dia 17 de julho, pelas 10h00, o Presidente Luís Garcia e a Secretária-Geral da ALRAA, Sandra Costa, deslocam-se à Reitoria da Universidade da Madeira para uma apresentação da KBAI, empresa sediada no Funchal e especializada em inteligência artificial semântica e bases de conhecimento, bem como do ecossistema regional de inovação da Madeira em que esta se insere.

Durante o encontro será apresentada a colaboração em curso entre a KBAI e o Parlamento dos Açores para o desenvolvimento de uma solução de inteligência artificial destinada a apoiar o trabalho parlamentar, permitindo obter respostas precisas e rastreáveis a perguntas frequentes sobre a atividade parlamentar.

A iniciativa reunirá diversos atores estratégicos do sistema regional de inovação, nomeadamente representantes da Startup Madeira, da ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, do eGames Lab, projeto estratégico financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que integra, entre os seus parceiros, empresas dos Açores, e da Estratégia Regional de Especialização Inteligente – RIS3 Madeira.

Estarão igualmente representadas outras empresas que, em conjunto com a KBAI e a Universidade da Madeira, têm vindo a dinamizar a criação de um cluster regional nas áreas da inteligência artificial, fintech, cibersegurança e compliance.

O encontro contará ainda com a participação do Professor Eduardo Férme, Professor Catedrático e investigador na área da Inteligência Artificial, que desenvolve projetos de investigação em colaboração com a KBAI, bem como de representantes da Reitoria da Universidade da Madeira. A visita será acompanhada pela Presidente e pelo Secretário-Geral da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Pelas 11h30 do mesmo dia, o Presidente Luís Garcia será recebido em audiência pela Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, Rubina Leal.

No dia 19 de julho, pelas 10h00, o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores participa na Sessão Solene Comemorativa do 50.º aniversário da Autonomia da Região Autónoma da Madeira, que terá lugar no Parlamento madeirense.

A sessão incluirá um momento evocativo do percurso autonómico da Região Autónoma da Madeira, uma homenagem aos antigos Deputados do Parlamento madeirense, uma mensagem da Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, e intervenções dos Grupos Parlamentares e da Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira.

Pelas 17h00, o Presidente Luís Garcia participa na Missa de Sufrágio pelos Deputados à Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira falecidos ao longo dos últimos 50 anos, presidida pelo Bispo do Funchal, na Sé do Funchal.

A deslocação termina no dia 20 de julho, pelas 10h00, com uma reunião com o Presidente da Casa dos Açores da Madeira, instituição que desempenha um importante papel na preservação da identidade açoriana e no estreitamento dos laços entre os dois arquipélagos. O encontro terá lugar no centro IDEIA – Investigação e Divulgação de Estudos e Informação sobre a Autonomia.

A participação do Presidente do Parlamento açoriano nestas iniciativas assume particular significado no ano em que os Açores e a Madeira assinalam os 50 anos da Autonomia Regional, constituindo uma oportunidade para reafirmar o percurso autonómico e reforçar as relações institucionais entre ambos os Parlamentos, valorizando o papel das instituições representativas da Autonomia política e administrativa dos dois arquipélagos.

ALRAA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.