REGIONAL

REGIÃO | Presidência do Governo promoveu reunião com Corpo Consular nos Açores

| Fotos: MM
190views

A Presidência do Governo Regional dos Açores promoveu hoje o primeiro Encontro Consular dos Açores, momento “histórico” que “ajudará a melhorar” a “relação de parceria” entre a região e os diferentes países representados nos Açores.

“É relevante que o Governo possa ser um verdadeiro parceiro de bom acolhimento e esclarecimento não só na perspetiva de receber, mas na promoção dos Açores nestes países representados pela rede consular”, considerou o Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro.

O governante presidiu esta manhã, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, ao Encontro Consular dos Açores, tendo manifestado no final da reunião a satisfação pelo conjunto de contributos que “ajudarão a melhorar a parceria” entre os envolvidos.

“Disponibilizei a possibilidade de a Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) poder ser parceira nas necessidades que os consulados honorários possam ter nas nove ilhas dos Açores”, sublinhou José Manuel Bolieiro.

A ligação destes responsáveis com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) e o Ministério da Administração Interna (MAI) pode também ter o apoio do Governo Regional dos Açores, adiantou também o Presidente do Executivo.

O encontro reuniu os representantes do corpo consular acreditado na região para uma troca de impressões sobre a situação atual e as perspetivas futuras das diferentes comunidades estrangeiras que residem nas nove ilhas dos Açores.

De acordo com os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, em 2021 residiam nos Açores 4.480 cidadãos estrangeiros, de 95 nacionalidades diferentes, sendo que 25 dessas nacionalidades têm representação consular na região.

O corpo consular nos Açores é atualmente composto pela nova cônsul dos Estados Unidos da América, Margaret C. Campbell, único cônsul de carreira, e por 24 cônsules honorários.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.