REGIÃO | Prémio atribuído a José Manuel Bolieiro realça exemplo dos Açores e Portugal como líderes na conservação oceânica

O reconhecimento feito ao Presidente do Governo Regional dos Açores, com o prémio internacional “Peter Benchley Ocean Awards”, na categoria “Excellence in National Leadership”, reforça a projeção global da liderança oceânica exercida a partir dos Açores e de Portugal.
Esta distinção, uma das mais prestigiadas a nível mundial na área da conservação dos oceanos, surge poucos dias depois da entrada em vigor do novo Parque Marinho dos Açores, que protege 30% do mar dos Açores, com zonas de proteção total e alta, cumprindo os critérios de conservação internacionais, e num quadro inovador de co-governação com cientistas, pescadores e comunidades locais.
Por este motivo, o reconhecimento a José Manuel Bolieiro reafirma a liderança da Região Autónoma dos Açores e de Portugal na conservação oceânica, contribuindo de forma concreta para as metas globais de proteger 30% do oceano até 2030.
A categoria “Excellence in National Leadership” distingue representantes de Estados que se destacam por políticas ambiciosas de proteção e gestão sustentável do oceano, com impacto à escala nacional e internacional. Este prémio na categoria de liderança nacional e de políticas oceânicas foi entregue, em edições anteriores, a figuras de referência como o então Secretário de Estado norte-americano John Kerry e o Príncipe Alberto II do Mónaco, sublinhando o nível de exigência e o prestígio desta distinção.
Criados por Wendy Benchley e David Helvarg, os “Peter Benchley Ocean Awards” distinguem personalidades e instituições que contribuem de forma exemplar para a proteção e recuperação do meio marinho. A cerimónia de entrega terá lugar a 7 de maio de 2026, no Monterey Bay Aquarium, na Califórnia, nos Estados Unidos da América.
O painel de jurados integra alguns dos mais respeitados nomes da ciência e da conservação marinha, entre os quais a oceanógrafa Sylvia Earle, referência mundial na exploração dos fundos marinhos e na defesa da proteção do oceano.
Sobre o Blue Azores
Focado na conservação e utilização sustentável do Mar dos Açores, com base no melhor conhecimento científico, e com a participação da comunidade, o Programa Blue Azores visa contribuir para a proteção, promoção e valorização do capital natural marinho do arquipélago, criando novas vias para o desenvolvimento económico sustentável da região. Promove assim a conservação do oceano, a valorização da natureza e das atividades que dela dependem e a promoção de uma economia azul sustentável. O Programa é liderado pelo Governo Regional dos Açores, em parceria com a Fundação Oceano Azul e o Instituto Waitt, e em colaboração com a Universidade dos Açores.
BA/RÁDIOILHÉU






