ÚLTIMAS

REGIÃO | “Porque Hoje é Sábado” recebe Prémio AnimaPIX no festival de animação na ilha do Pico

231views

É sábado, e uma mulher debate-se com a dificuldade de conciliar a sua vida doméstica e a sua necessidade de evasão. Esta é a sinopse de “Porque Hoje é Sábado”, o filme de Alice Eça Guimarães, a obra vencedora do AnimaPIX 2025.

“Estamos a celebrar 10 anos de AnimaPIX, o festival para a criança em todos nós, desde o livro ilustrado ao filme animado”, anuncia Terry Costa, o diretor artístico da associação MiratecArts, que produz o festival. “Nesta edição vamos ter connosco os vencedores do Prémio AnimaPIX dos últimos 5 anos, e ainda o nosso júri Abi Feijó e Regina Pessoa, que é a madrinha do festival. Vamos celebrar uma década com os melhores do cinema de animação de Portugal.”

Alice Eça Guimarães sempre se sentiu atraída pelo universo da imagem animada e ao longo da sua vida profissional tem trabalhado tanto na área da publicidade como em cinema de animação. Os seus filmes têm sido reconhecidos com prémios de prestígio, como o Sophia para a melhor curta-metragem portuguesa. 

O festival AnimaPIX acontece na primeira semana de dezembro, na ilha do Pico, Açores, com programação pública e para os vários níveis escolares, de 2 a 5 de dezembro na Biblioteca Auditório da Madalena. Junta-se à Alice Eça Guimarães o João Gonzalez, com seu filme que foi nomeado ao Óscar, e ainda Alice Guimarães, Alexandra Ramires, Laura Gonçalves e Maria Trigo Teixeira, cineastas recipientes do Prémio AnimaPIX, que apresentam suas obras numa sessão especial, aberta ao público em geral, às 10h de sexta-feira, 5 de dezembro, no Auditório da Madalena. 

O AnimaPIX é possível em parceria com a Câmara Municipal da Madalena e apoio da Direção Regional da Cultura, Governo dos Açores. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.