ÚLTIMAS

REGIÃO | “Podem não acreditar no Heavy Metal Açoriano, mas ele existe!”

660views

Já diz o velho ditado castelhano “No creo en brujas, pero que las hay, las hay” e o mesmo se aplica ao heavy metal feito nos Açores.  Podem não acreditar nem dar qualquer crédito, mas ele existe e ninguém pode negar que está bem vivo. E o Museu Heavy Metal Açoriano (MHMA), vem pelo segundo ano consecutivo, provar que existe muito e bom metal no arquipélago.  

Após o sucesso da edição do primeiro volume da compilação “Azores & Metal” no ano passado, este ano é editado o segundo volume, com uma seleção de músicas originais totalmente criadas por músicos Açorianos durante 2021/2022. 

Foi um ano muito produtivo, resultado de várias iniciativas promocionais, alguma atividade nas redes sociais, onde muitas das bandas foram promovidas e a suas músicas escutadas e apreciadas, não só no continente, como além-fronteiras. 

A existência desta compilação é motivação para que muitas das bandas existentes sentissem a necessidade de expor o seu trabalho, e outras encontraram aqui uma primeira oportunidade para se mostrarem. 

E assim surge a “Azores &Metal Vol # 2”, uma compilação de 17 temas e 17 bandas, com algumas particularidades como só uma edição de colecionador tem: 

∙ Da ilha Terceira, temos, novamente, a presença dos Depths of Mankind e dos Palha D’Aço, a estreia dos Damage Device e ainda M1KE, um projeto a solo de um músico terceirense que está atualmente a viver em Espanha, mas que já deixou marcas dos seus trabalhos no continente nacional. 

∙ As restantes bandas são de S. Miguel, como os repetentes Drvzka, Venên, Dark Age of Ruin, Veia, Drakh e Riots at Lobe, e como estreias os After the Rain , Even Mind, Happy Kemper, Finding Sanity e The Absolute End. Isto para além dos veteranos In Peccatum e Cross Faith, que há muito não nos presenteavam com música nova.

Bandas e temas que compõem a compilação: 

After the Rain “Destiny” / Drvzka ft. Stepan Kobyakin “Shell of the Beast” Palha d’Aço “Hollow” / Venên “You can´t stop me” / Even Mind “Awake” Happy Kemper “Hand Over a Candle” / Depths of Mankind “Pariah” In Peccatum “Despondency” / Drakh “Crossing Spirits”  

Finding Sanity “Fooled” / Dark Age of Ruin “From Northern Skies”  Veia “Bleed my Heart” / The Absolute End “Spiral” Riots at Lobe (prod. Madatracker) “The Hipocrisy“ / M1ke “Like a Thunder” Crossfaith “Holding Hands With The Angels” / Damage Device “Nobody” 

Sendo uma produção 100% açoriana, não podemos deixar de nos sentir orgulhosos por todo o apoio que temos recebido das mais diversas entidades do meio musical, o que prestigia o nosso heavy metal regional. 

Este registo tem total apoio e promoção de perto de duas dezenas de entidades nacionais e algumas regionais. 

É para o MHMA um orgulho ver desde rádios, labels, estúdios de gravação, webzines, e lojas da especialidade identificarem-se com este modesto projeto insular e tem por único objetivo promover e divulgar o que se faz nos Açores. 

São parceiros nesta compilação: Caminhos Metálicos, Bunker Store, World of Metal, LOUD !, Cascais Garage, Gruesome Records, Pecado Sonoro, Glam-o-Rama Rock shop, Raging Planet, Waveyards Studios, Soundivision, Undergroun ‘N’ Proud, Grey Shelter, World Wide Metal Radio Show, SFTD Radio, Miasma Of Barbarity Records, Catedral do Rock, Supersonic e Blind & Lost Studios. 

MHMA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.