ÚLTIMAS

REGIÃO | Paulo do Nascimento Cabral defende parceria e diálogo constante na defesa dos pescadores 

167views

O Eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral coorganizou uma conferência sobre a sustentabilidade social nas pescas, em parceria com a Europêche e a Federação Europeia dos Trabalhadores dos Transportes.“Organizámos uma iniciativa muito interessante sobre uma realidade muitas vezes esquecida. Sobre as pescas falámos de quotas, oportunidades de pesca, financiamento, frotas, mas na maior parte das vezes esquecemos o essencial, que são os próprios profissionais do setor, os pescadores”, referiu. 

A conferência intitulou-se “Um mar de mudança: avançar com a sustentabilidade social nas pescas através do diálogo”, e contou com diversos responsáveis do sector e parceiros sociais, desde logo a Organização Internacional do Trabalho, a Associação Internacional de Saúde Marítima, a Fundação MarInnleg, Innatial Developers, a Comissão Europeia, representantes da indústria e dos pescadores, e o responsável pelo diálogo sectorial social nas pescas.  

Paulo do Nascimento Cabral adiantou que durante a iniciativa foi apresentado o trabalho desenvolvido nos últimos dois anos pelos Parceiros Sociais para a Pesca Marítima, tendo o debate incidido sobre as Orientações para o Recrutamento de Pescadores Migrantes, o Programa de Formação Médica, as Recomendações para Combater o Trabalho Forçado, e uma aplicação móvel Fishery Speak. “Numa altura em que cada vez mais temos uma enorme pressão sobre os pescadores, com rendimentos cada vez menores, e a presença de trabalhadores migrantes, que pela falta de conhecimento e necessidade, se sujeitam a condições de trabalho indignas, esta parceria e este diálogo constante no setor são fundamentais para garantirmos condições dignas de trabalho, com remunerações ajustadas às funções. Temos de estar todos do mesmo lado da mesa e não olhar para estes assuntos numa lógica de uns contra os outros”, defendeu o Eurodeputado. 

O Eurodeputado destacou a necessidade de se promover a atratividade do setor, referindo que “como sabemos, a melhoria das condições de trabalho é essencial para este objetivo, em que incluo a segurança a bordo, pelo que este manual de formação médica, agora apresentado, será uma ferramenta muito útil para o futuro. Destaco ainda a aplicação também agora lançada, com os conceitos mais utilizados pelos marítimos e pescadores, que permite a tradução rápida para cada língua. São ferramentas muito úteis para que tenhamos um setor competitivo e para garantirmos a proteção dos nossos pescadores”. 

A concluir as suas declarações, Paulo do Nascimento Cabral destacou “a necessidade de se avançar sempre para avaliações de impacto antes de qualquer medida decidida pela União Europeia, bem como de se ter sempre em conta as três vertentes da sustentabilidade, nomeadamente a ambiental, mas também a social e económica. Considero também que os acordos de pesca entre a União Europeia e os países terceiros, essenciais dado que importamos cerca de 70% do pescado que consumimos, são oportunidades para mantermos o nível de respeito pelas condições de trabalho, porque em muitos casos associamos à compensação pelos recursos, o pagamento de critérios sociais e ambientais”, não deixando de alertar para “a cada vez maior influência chinesa e russa, especialmente no continente africano e sul-americano, que impõem ao setor das pescas condições sub-humanas e sem respeito pela sustentabilidade dos recursos, pelo que também aqui, a União Europeia é um exemplo”. 

PE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.