ÚLTIMAS

REGIÃO | Os livros bilingue da “Néveda” encontram-se em digressão pelo Canadá

334views

A personagem Néveda, criada por Terry Costa e ilustrada por Vera Bettencourt, encontra-se na neve canadiana, numa digressão por várias cidades.

A viagem começou na cidade do pacífico, Vancouver, que pela primeira vez conheceu a menina Néveda, seus livros bilingue e atividades. Depois da província da Colúmbia Britânica, foi a vez de voltar a Ontário e as cidades de Hamilton e Toronto, que já conhecem o primeiro livro, “Néveda nos Açores” e agora ficaram a conhecer “Néveda nas Américas”, o livro que em 2024 foi adicionado ao Plano Regional de Leitura, LER Açores. 

A cidade de Montreal, na Província de Quebec, também ficou a conhecer pela primeira vez este projeto educacional, publicado pela editora Néveda Ent, com sede na ilha do Pico, Açores.  

“Desta vez houve a oportunidade de chegar a três províncias do Canadá”, explica Terry Costa, “visitar novas livrarias, chegar a novos públicos, e ainda promover nos meios de comunicação das nossas comunidades, ao qual agradecemos à LusaQ TV e OMNI TV.” 

O livro “Néveda nas Américas”, em português e inglês, seus temas e imagens conseguem chegar facilmente a públicos não portugueses. Enquanto que a primeira aventura da personagem, o livro “Néveda nos Açores”, está publicado em várias línguas: italiano, francês e espanhol, além do livro original em português e inglês. Uma edição nas línguas germânicas, alemão e neerlandês, está planeada para este ano. 

Ainda em 2025, será publicada a terceira aventura em livro, intitulada “Néveda na Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico”, um projeto apoiado pela Câmara Municipal da Madalena e pela CVRAçores.  

Para seguir as aventuras da Néveda, inspirada pela flor da planta nêveda, junte-se no Facebook: nevedapico, e visite nevedapico.com onde encontra todos os projetos na coleção de livros ilustrados de grande porte. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.