REGIÃO | Ordem dos Enfermeiros desenvolve processos de Acreditação da Idoneidade Formativa nos Açores
A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), promoveu hoje uma reunião sobre o processo de Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica nos Açores.
A Idoneidade Formativa identifica os contextos clínicos que possuem um ambiente favorável ao desenvolvimento de processos formativos em Enfermagem, organizados pela Ordem dos Enfermeiros.
A reunião foi dinamizada pelos Enfermeiros Pedro Soares e Tiago Luz Almeida, respetivamente Presidentes do Conselho Diretivo e do Conselho de Enfermagem Regional da SRRAAOE, contando com a participação de outros elementos da equipa regional. Na reunião participaram também elementos da Estrutura de Idoneidades da Ordem a nível nacional, bem como o Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros. Estiveram igualmente presentes elementos de diversas instituições da região que participam nos respetivos processos de acreditação, nomeadamente do Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, Hospital do Divino Espírito Santo, Hospital da Horta, Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, Unidade de Saúde da Ilha Terceira e Unidade de Saúde da Ilha do Faial.
No âmbito desta reunião, o Presidente da SRRAAOE referiu que “estamos a desenvolver nos Açores um processo que assegura que os nossos futuros enfermeiros recebem formação de alta qualidade em ambientes que promovem a excelência e a segurança nos cuidados de saúde. A acreditação que faremos permite acesso preferencial a formação de qualidade e, para além disso, fomenta a inovação e o desenvolvimento profissional, garantindo que os nossos enfermeiros estejam sempre na vanguarda das melhores práticas.”
Pedro Soares explicou, ainda, que “ao assegurar que a formação prática dos nossos enfermeiros ocorre em contextos acreditados, estamos a garantir que os nossos profissionais estão bem preparados para enfrentar os desafios do dia-a-dia, proporcionando cuidados de excelência aos nossos cidadãos. Estamos comprometidos em trabalhar em estreita colaboração com as instituições de saúde regionais para alcançar estes objetivos. Este é, sem dúvida, mais um passo em prol da excelência de uma Enfermagem de futuro que estamos a construir nos Açores.”
OE/RÁDIOILHÉU