ÚLTIMAS

REGIÃO | Nuno Barata denúncia: Legado de José Manuel Bolieiro “é trapalhada” que “só vai deixar dívida para pagar”

413views

O Deputado da Iniciativa Liberal (IL) no Parlamento dos Açores, Nuno Barata, criticou, esta terça-feira, o Presidente do Governo Regional pelas “sucessivas trapalhadas” da sua governação e pelo legado que deixará, “não de progresso, de desenvolvimento e de bem-estar social”, mas “um legado de dívida para pagar”.

Intervindo no plenário da Assembleia Legislativa da Região, na sequência de uma comunicação do Presidente do Governo aos Deputados, Barata advertiu que “trapalhadas” da coligação PSD/CDS/PPM estão, inclusivamente, a colocar “a Autonomia em perigo”, assim como em “perigo de sobrevivência” estão entidades como a Azores Airlines. 

“Nunca na história da Autonomia tivemos tão mergulhados em dívida como estamos hoje. Temos, inclusivamente, a Autonomia dos Açores em perigo, porque o Governo Regional passa a vida com a mão estendida a Portugal. Temos em perigo a sobrevivência de instituições importantíssimas para o futuro dos Açores e dos Açorianos, como é o caso da Azores Airlines”, afirmou o parlamentar.

Para Nuno Barata, “o Governo Regional foi incapaz, o Governo das sucessivas trapalhadas, foi incapaz de resolver o problema da Azores Airlines que tinha entre mãos desde 2020. E essa incapacidade, esta incompetência do Governo já nos levou a acumular centenas de milhões de euros de dívida, que todos os Açorianos vão ter de pagar”. 

“O seu legado, Sr. Presidente do Governo, é um legado de trapalhadas. É um legado de problemas. Foi passando entre os pingos da chuva, V. Excelência, e continua a tentar passar entre os pingos da chuva. Mas eu tenho pena de dizer aos Açorianos, que o legado que V. Excelência vai deixar não vai ser um legado de progresso, de desenvolvimento e de bem-estar social. Vai ser um legado de dívida para pagar”, criticou.

Fazendo comparação “de trapalhadas” e de legados com impactos na vida dos cidadãos, e porque o Presidente do Governo teceu considerações sobre os resultados das eleições autárquicas do passado domingo, o Deputado da IL foi atrás no tempo, para dizer que “o PSD perdeu a maioria naquela que até hoje foi sempre apelidada de joia da coroa das autarquias açorianas para o PSD, Ponta da Delgada, pelo legado de trapalhadas que V. Excelência, deixou naquela Câmara Municipal”.

Exemplificando, Nuno Barata referiu que “ninguém tem dúvidas que o processo do Mercado da Graça contribuiu para o mau resultado eleitoral de Pedro Nascimento Cabral” (…) “legado da gestão de José Manuel Bolieiro na Câmara de Ponta da Delgada. Alguém tem dúvidas que o mau resultado de Pedro Nascimento Cabral também é uma consequência da gestão desastrosa do processo Azores Park, em que a Câmara Municipal de Ponta da Delgada teve de comprar um terreno onde estava instalado o seu parque de máquinas? De quem é o legado? De José Manuel Bolieiro, quando era Presidente da Câmara”, finalizou.

IL/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.