ÚLTIMAS

REGIÃO | Novos dados estatísticos “confirmam tendência de redução de desemprego” nos Açores

©Hugo Moreira
475views

O deputado do PSD/Açores Joaquim Machado reforçou hoje que os últimos dados estatísticos do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) “confirmam tendência de redução do desemprego na Região”.

O parlamentar social-democrata reage assim aos dados oficiais divulgados ontem para o conjunto do país e, segundo os quais, “o desemprego nos Açores continua a baixar, sendo que só em 2009 havia menos desempregados inscritos”, realçou.

Segundo o IEFP, o número de desempregados inscritos baixou nos centros de emprego 16,5% nos Açores entre julho de 2022 e o mês passado, “uma tendência que se regista há meses sucessivos”, destacou Joaquim Machado.

Conforme revela ainda o IEFP, no último mês estavam registados nos Açores 4.848 desempregados e outros 2.307 cidadãos estavam integrados em programas ocupacionais.

Estes números, afirma o deputado Joaquim Machado, “comprovam as boas políticas de emprego que têm vindo a ser aplicadas pelo Governo da Coligação (PSD, CDS e PPM e com resultados à vista”.

O parlamentar social-democrata sublinhou que “é preciso recuar a setembro de 2009, quase uma década e meia, para se verificar números tão baixos nas agências de emprego”.

Joaquim Machado acrescenta que, “em julho, só os Açores e a Madeira baixaram o número de inscritos relativamente ao mês homólogo, ou seja, o mesmo mês de 2022”.

“Ironicamente”, diz o deputado do PSD/Açores, “os dados oficiais de um organismo nacional contradizem o discurso negativista do PS de Vasco Cordeiro, que aposta na desinformação e confusão, na tentativa de fazer os açorianos esquecerem o seu passado, também na área do emprego”.

A título comparativo, Joaquim Machado lembra que “em julho de 2019, no ano antes da pandemia, estavam inscritos nos Açores 7.058 desempregados. Isto é, mais 45,6% do que no passado mês. Perante estas evidências, só resta ao PS e a Vasco Cordeiro virem retratar-se publicamente”, aponta.

Segundo o IEFP, “o total de desempregados registados no país foi superior ao verificado no mesmo mês de 2022 (+6 864; +2,5%) e no mês anterior (+6 588; +2,4%)”.

“A nível regional, no mês de julho de 2023, com exceção dos Açores (-16,5%) e da Madeira  (-26,6%), o desemprego aumentou em termos homólogos, com o valor mais acentuado na região Centro (+8,7%)”, prosseguiu o deputado social-democrata.

“Já em relação ao mês anterior, segue a mesma tendência de aumento com a maior variação na região do Norte (+5,0%) e do Alentejo (+4,8%). Os decréscimos verificaram-se nas Regiões Autónomas e no Algarve”, concluiu.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.