ÚLTIMAS

REGIÃO | Novo portal da Juventude dos Açores cria “novas possibilidades de comunicação e interação com os jovens”

© Governo dos Açores
255views

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego presidiu esta segunda-feira, em Ponta Delgada, à sessão de apresentação do novo Portal da Juventude dos Açores (juventude.azores.gov.pt) destacando as novas possibilidades na comunicação com os jovens e as associações juvenis da região.

Na sessão, que juntou cerca de 80 estudantes na Escola Secundária das Laranjeiras, Maria João Carreiro explicou que o novo portal “agrega numa só plataforma os processos de candidaturas aos programas e medidas promovidas através da Direção Regional da Juventude, uniformizando procedimentos, linguagem e formulários”.

O novo portal permite ainda que os jovens, na sua área reservada, possam aceder ao seu histórico, à gestão das suas candidaturas e acompanhar o estado do processo de análise das mesmas,” aumentando a transparência e a informação aos cidadãos”, disse.

“O propósito do portal é facilitar o acesso de todos aos procedimentos que envolvem as candidaturas dos jovens e associações, minimizando a burocracia associada e disponibilizando a informação de uma forma clara e acessível”, concretizou, lembrando que este é, de resto um “compromisso assumido nas orientações de médio prazo”.

“Queremos que os jovens não tenham como argumento a dificuldade de acesso à informação e a burocracia para não se candidatar aos programas de juventude”, frisou.

Maria João Carreiro explicou, ainda, que a criação do novo portal “está integrada na estratégia do XIII Governo dos Açores para facilitar e desburocratizar o acesso às oportunidades para os jovens e suas organizações”.  

Associativismo, Empreendedorismo, Voluntariado, Cidadania, Ocupação de Tempos Livres, Informação Juvenil, Mobilidade ou Criatividade e Inovação são algumas das áreas disponíveis em juventude.azores.gov.pt, “um portal que vai seguramente contribuir para que cada vez mais jovens possam tirar partido dos programas de juventude, rematou a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.