REGIÃO | Novo modelo da Cartilha de Sustentabilidade vai aproximar mais todos os intervenientes, diz José Manuel Bolieiro
O Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje, na cidade de Lagoa, que o novo modelo de Cartilha de Sustentabilidade dos Açores “confirma a qualidade e os bons resultados adquiridos no primeiro” momento de funcionamento da ideia.
Falando na apresentação da nova versão do documento, o governante declarou que a forte adesão das entidades subscritoras ajudou “a gerar um paradigma de comportamento pela sustentabilidade” nas empresas na componente ambiental, na componente económica e na certificação dos Açores enquanto destino turístico, sendo este “o primeiro e único arquipélago do mundo com certificação internacional de destino sustentável”.
Tal premissa, prosseguiu, coloca à região novas ambições, que anteriormente foram direcionadas à questão turística, mas “para liderar pelo exemplo e não apenas pela palavra”, José Manuel Bolieiro quer que “o Governo Regional se comprometa, em todas as suas áreas, com essa estratégia do desenvolvimento e com a própria Cartilha da Sustentabilidade”.
Nesse sentido, frisou o governante, “todos os departamentos do Governo vão ser submetidos com este compromisso de realização, tal como consta aliás do programa do XIII Governo Regional dos Açores”.
Outras das metas a alcançar, como destacou o chefe do Executivo, passa pela “realização de eventos que ajudem a formar a literacia e sensibilidade da população geral”..
A preocupação em assegurar, com a intervenção da Secretaria Regional do Ambiente, “o valor que é o crédito e a certificação dos créditos de carbono”, é outra das metas do novo modelo, sublinhou José Manuel Bolieiro.
A parceria com as autarquias é outra dos preâmbulos do novo modelo de Cartilha de Sustentabilidade dos Açores, “enquanto estratégia do Poder Local, reconhecendo, deste modo, o empenho dos autarcas que no âmbito de uma nova versão avançada da plataforma da sustentabilidade estão a aderir”.
Estes são, por isso, “os elementos de valorização e reconhecimento do adquirido da Cartilha de Sustentabilidade, que cumpriu cinco anos e agora” terá um reforço na sua “modernização e ambição”, concretizou o Presidente do Governo.
GRA/RÁDIOILHÉU