ÚLTIMAS

REGIÃO | ´Néveda´ apela ao acolhimento das comunidades portuguesas europeias

Foto: Pedro Silva
333views

O projeto Néveda, personagem criada por Terry Costa e publicada em livros ilustrados por Vera Bettencourt, continua a sua “Rainbow-Tour, reading around the world”, lendo pelo mundo. Depois de várias paragens pelo Canadá e Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, volta a atravessar o Atlântico para continuar a digressão pela Europa. 

“Estas ações de leitura, apresentações e participação em programas de centros culturais, bibliotecas e livrarias, levam a nossa menina Néveda a públicos diferentes,” admite Terry Costa, “mas o objetivo principal desta digressão é de chegar onde é sempre mais difícil e criar raízes.” Em Toronto, os livros ficaram para referência na Biblioteca Pública da cidade, e estão disponíveis para o público na loja Saudade Toronto. Em Nova Iorque houve leituras no Museu das Crianças de Manhattan e também em livrarias especializadas. “Vou construindo a digressão à volta destes eventos únicos, mas dando a oportunidade das nossas comunidades também tirarem proveito e apresentarem aos mais novos algo diferente,” adiciona o autor das histórias de viagem da menina Néveda, baseada na flor da planta nêveda, Calamintha nepeta

“O que não falta nas nossas comunidades são espaços que podem muito bem acolher programa para a criança em todos nós,” adiciona Costa. Centros comunitários, hora de conto, programas de atividades, livrarias, podem contatar Terry Costa através das redes sociais da MiratecArts, ou mesmo o facebook nevedapico, para marcar presença e liderar momento no seu local. O projeto vai andar no mês de março pela França, Bélgica e Alemanha, depois de participar na Bolonha Children´s BookFair na Itália. 

“Apelo às nossas comunidades europeias que abram as portas e criem oportunidades para os mais novos, só assim conseguimos continuar a construir comunidade;” expressa Terry Costa. “Milhares de crianças já conhecem a menina Néveda, e gostam dela, desde as 9 ilhas dos Açores à Austrália, Qatar e estas últimas paragens pela América do Norte. Levo a língua de Camões um pouco mais além com este projeto, e atividades para os mais novos.” Os livros, apelativos para a criança em todos nós, também já estão disponíveis em francês, espanhol e inglês.” www.nevedapico.com

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.