AGENDA

REGIÃO | Mostra Regional de Cinema sobre Migrações chega a todos os concelhos dos Açores

| Foto: SRAPC
308views

A Secretaria dos Assuntos Parlamentares e Comunidades promove a segunda edição de Cinema Sem Fronteiras – Mostra Regional de Cinema Sobre Migrações, durante as próximas semanas em todos os concelhos dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades e em parceria com o Cine-Clube da Ilha Terceira.

Com um novo formato em relação à primeira edição, realizada no ano passado, a iniciativa decorre de 18 de novembro a 18 de dezembro, envolvendo um total de 19 exibições públicas, sendo uma em cada um dos concelhos das nove ilhas dos Açores. 

Todas as sessões da II Mostra Regional de Cinema Sobre Migrações são de entrada livre para o público em geral e visam sensibilizar a população açoriana para a temática da interculturalidade com a exibição de seis filmes relacionados com histórias migratórias.

As películas selecionadas incluem “Flee”, um documentário em forma de animação, realizado por Jonas Poher Rasmussen, que retrata a experiência de um refugiado na Dinamarca, e “The Merger”, de Mark Grentell, uma comédia dramática sobre o declínio de um clube australiano que recruta refugiados para continuar em atividade.

“Great Yarmouth: Provisional Figures”, do realizador português Marco Martins, sobre o drama dos emigrantes portugueses no Reino Unido com o Brexit como pano de fundo, e “Eu Capitão”, um drama comovente realizado por Matteo Garrone, que acompanha o percurso de dois primos senegaleses que decidem deixar a família para tentar a sua sorte na Europa, são outros dos filmes desta mostra regional.

O II Cinema Sem Fronteiras apresenta também “Tory e Lokita”, o filme dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, premiado nos 75 anos do Festival de Cannes, sobre as duras condições de exilio em que se encontram dois jovens africanos na Bélgica,  e “Mediterráneo”, do espanhol Marcel Barrena, um drama sobre dois homens que viajam para a Grécia onde criam uma equipa que resgata pessoas no mar mediterrâneo.

A ilha do Corvo recebe a abertura desta mostra regional no dia 18 de novembro, com a exibição do filme “The Merger”, no Pavilhão Multiusos do Ecomuseu do Corvo, pelas 15h00.

No dia 22 de novembro, o Teatro Ribeiragrandense, na ilha de São Miguel, exibe o filme “Flee”, pelas 20h30, enquanto “Eu Capitão” é projetado no Centro Cultural de Santa Cruz da Graciosa.

No dia seguinte, a II Mostra Regional de Cinema sobre Migrações chega à ilha das Flores, numa sessão com “The Merger”, marcada para as 20h30, no Museu das Lajes das Flores.

Seis dias depois, a 29 de novembro, o mesmo filme é exibido no Auditório Municipal da Povoação, na ilha de São Miguel, pelas 19h30.

Novembro fecha com duas exibições nas ilhas de São Miguel e Terceira. No dia 30, o Cineteatro Lagoense, na Lagoa, mostra “Great Yarmouth: Provisional Figures”, pelas 17h00, e o Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, apresenta “The Merger”.

No dia 6 de dezembro, “Eu Capitão” estará na Escola Secundária do Nordeste, em São Miguel, pelas 12h00, e “The Merger” passa às 08h45 na Escola Básica e Secundária de São Roque do Pico. Também na ilha montanha, no dia seguinte, é exibido o filme “Mediterráneo”, às 21h00, no Auditório do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico.

No dia 13, o “Cinema Sem Fronteiras” vai estar em três ilhas do arquipélago. “Flee” será exibido no Centro Cultural de Santa Cruz das Flores (20h00) e no Museu Francisco Lacerda, na Calheta de São Jorge (20h30), enquanto “Tora e Lokita” estreia-se na mostra no Centro Cultural de Vila Franca Campo, em São Miguel, às 20h00.

No sábado, 14 de dezembro, o Auditório Municipal da Madalena, na ilha do Pico, exibe “Great Yarmouth: Provisional Figures” (21h00), o Cinema do Aeroporto, na ilha de Santa Maria, mostra “Flee” (21h00) e o Auditório Municipal de Velas, em São Jorge, apresenta “The Merger” (21h30).

No último dia da mostra, a 18 de dezembro, que coincide com o Dia Internacional dos Migrantes, “Flee” chega ao Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira (18h00), e “Tora e Lokita” à Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na ilha do Faial (21h00). A mostra encerra com a exibição de “Mediterráneo” no Centro Cívico de Santa Clara, em Ponta Delgada, pelas 21h30. 

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.