ÚLTIMAS

REGIÃO | MiratecArts presente pela primeira vez no FEST em Espinho

402views

A associação MiratecArts está em Espinho a participar no FEST – Festival Novos Realizadores, Novo Cinema.

“Esta é a primeira vez que estamos nesta cidade e festival,” admite Terry Costa, o diretor artístico da associação com sede na ilha do Pico, Açores. FEST, Festival Novos Realizadores, Novo Cinema, é amplamente considerado um dos festivais de cinema mais conceituados em Portugal. Destaca-se por promover o trabalho de novos realizadores e cineastas de todo o mundo, apresentando filmes inovadores e o melhor do cinema mundial.

“Pesquisar os melhores festivais faz parte do mandato da MiratecArts, e como cada vez mais os Açores têm presença no mundo audiovisual e cinema fazia todo o sentido escolhermos o FEST para aprender mais,” nota o produtor da curta “First Date”, de Luís Filipe Borges, que faz parte da sessão nomeada para o Grande Prémio Nacional do FEST. O realizador junta-se ao produtor na quinta-feira, 26 de junho, para a estreia nacional do filme, a acontecer pelas 21h no Centro Multimeios de Espinho. A atriz Ana Lopes já anda pelos corredores do FEST. 

“Participar num festival de cinema é muito mais que ver filmes”, admite Ana Lopes, “é uma forma de networking que não tem preço. Conhecer produtores, cineastas e talentos não só portugueses mas também do estrangeiro.”

Workshops, masterclasses, sessões de conversa e convívio e aprender dos melhores fazem parte da agenda da semana na cidade costeira de Espinho, entre exibições de curtas e longas de várias temáticas. Centenas de participantes, de vários países, norte a sul de Portugal e dos Açores, além da equipa do filme “First Date”, também encontra-se a colaboradora MJ Sousa, com o seu filme de vídeo-arte “Movimento. Dimensão. Impacto.” que neste momento corre várias ilhas no programa Shorts@Fringe do Azores Fringe Festival. 

“Apoiar uns aos outros faz parte do crescimento,” vinca Terry Costa, “e MiratecArts está aqui para incentivar esse desenvolvimento.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.