ÚLTIMAS

REGIÃO | Maria João Carreiro enaltece “legado” da Universidade dos Açores que se “fortalece” em áreas estratégicas

| Foto: SRJHE
96views

A Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro, participou hoje, em representação do Presidente do Governo, José Manuel Bolieiro, na cerimónia comemorativa do 49.º aniversário da Universidade dos Açores, que decorreu na Aula Magna, em Ponta Delgada.

Na ocasião, a Secretária Regional enalteceu o “legado” da academia açoriana construído ao longo das últimas quatro décadas que, tal como a Autonomia dos Açores, se “fortalece” diariamente.

“Tal como a Autonomia, a Universidade dos Açores tem um legado que se fortalece diariamente. É este legado que importa valorizar, continuar e aprofundar em cada uma das áreas estratégicas para a Região, enquanto instituição aberta e que promove a cooperação com outras universidades e centros de investigação, ciência, tecnologia e conhecimento de outras geografias”, afirmou.

Na qualidade de “parceira estratégica para a construção do desenvolvimento da Região”, a Universidade dos Açores foi ao longo da sua história e continuará a ser “determinante para enfrentar coletivamente os desafios que se colocam à Região”, sinalizou Maria João Carreiro.

“A Universidade dos Açores é hoje a expressão viva da capacidade concretizadora dos que acreditaram num ensino superior público descentralizado; dos que compreenderam a importância do ensino como elevador social, cultural e económico; e dos que promoveram a cultura, a ciência, a investigação e a inovação como elementares para o progresso coletivo e civilizacional”, notou.

Nesse sentido, a Secretária Regional reiterou a “solidariedade” da Região na “justa revindicação” junto do Governo da República de um modelo nacional de financiamento das universidades que diferencie os apoios a uma universidade insular, que pode ter um “papel de ainda maior relevância no ensino superior, na produção de investigação científica e na ciência nacional e europeia”.

Nos últimos quatro anos, o apoio público regional aos sobrecustos com a tripolaridade da Universidade dos Açores passou dos 350 mil euros, em 2020, para 950 mil euros, no ano passado, um reforço de mais de 171% com incrementos anuais na ordem dos 150 mil euros.

“O apoio à Universidade dos Açores não pode estar no domínio da boa vontade e das intenções, mas no domínio da concretização. Quando afirmamos o papel central da Universidade dos Açores no processo de construção autonómico, somos consequentes. É isto que defendemos. É este princípio que colocamos em prática, numa lógica de corresponsabilização”, argumentou.

O Governo dos Açores, através da Vice-Presidência, tem previsto para este ano o lançamento de um novo programa de atração e retenção de investigadores, com um valor estimado de 350 mil euros, bem como a implementação de um novo modelo de apoios aos centros de investigação, no valor de 350 mil euros, compromissos assumidos no Plano para 2025.  

No primeiro semestre deste ano terão início, com uma forte presença da UAç e da Fundação Gaspar Frutuoso, os projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no âmbito do “Açores 2030”, alinhados com a Estratégia de Especialização Inteligente (RIS3), e os protocolos de cofinanciamento MAC-Açores 2030, num investimento superior a 6 milhões de euros até 2030, o maior de sempre para apoiar projetos da comunidade regional de investigação e inovação. 

Maria João Carreiro lembrou, ainda, a execução em curso da medida de apoio à frequência de mestrados na área da formação de professores, através de contrato-programa com a Academia açoriana no valor de 90 mil euros, tendo já sido aprovadas 80 bolsas de estudo num investimento de 403 mil euros, bem como o Qualifica.Superior, um programa do PRR para apoiar a formação ao longo da vida e que tem contribuído para a diversificação da oferta de pós-graduações na Universidade dos Açores e para o aumento do número de alunos.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.