ÚLTIMAS

REGIÃO | Manuel São João anuncia construção de nova Lota de Rabo de Peixe

© Governo dos Açores
543views

No âmbito de uma visita à Lota de Rabo de Peixe, o Secretário Regional do Mar e das Pescas, Manuel São João, anunciou que será elaborado o projeto de construção da nova lota de Rabo de Peixe, em São Miguel.

“Com as obras de construção do porto de pescas de Rabo de Peixe de 2012 a 2014, a lota existente ficou deslocalizada em relação ao porto e, portanto, é imperioso deslocalizar para o terrapleno norte, para cima do cais, por forma a facilitar as operações de descarga, com tudo o que esta implica em termos de custo e qualidade do pescado” sublinhou Manuel São João.

Segundo o Secretário Regional do Mar e das Pescas, “a nova lota, cujo procedimento para o projeto foi agora lançado pela Lotaçor, compreenderá uma área de 800 metros quadrados, ou seja, o dobro da atual” contemplando outros espaços como “duas câmaras de conservação de refrigerados de 90 metros cúbicos, bem como duplicará a área de bancada para os compradores e a zona da recolha/depósito e lavagem de caixas”.

“Este será um edifico moderno, cujo projeto será posteriormente posto à consideração de todo o setor, por forma a fazermos uma lota que sirva não só a comunidade piscatória de Rabo de Peixe, assim como, e em caso de necessidade, sabendo que há necessidade de requalificar a lota de Ponta Delgada, estar munidos de um edifico em condições, de modo a articular entre as duas lotas a primeira venda de pescado”, acrescentou.

Manuel São João avançou ainda que o projeto terá um custo base de 50 mil euros e o edifício a projetar terá um valor de cerca de um milhão de euros que se pretendem candidatar ao MAR2030, com um prazo de execução do projeto de 150 dias.

“Contamos em 2024 dar início à execução da obra”, vincou.

Este projeto advém da necessidade de proceder a uma requalificação dos entrepostos e lotas da Região, começando por Rabo de Peixe.

“Temos de atuar em Ponta Delgada e no curto prazo também no Posto de Recolha de Vila Franca do Campo, em que se procura proceder até ao final do verão a uma requalificação do entreposto que funciona de forma precária há alguns anos”, disse ainda.

Ainda em Rabo de Peixe, o Secretário Regional do Mar e das Pescas aproveitou para ver as pequenas obras de melhoramento que estão a ser realizadas no pontão, sublinhando que este “estava a necessitar de intervenção, no qual foi substituído o pavimento e reforçado as estacas por forma a assegurar a sua segurança, tendo em conta, que operam marítimo turísticas aqui”.

E prosseguiu: “a nossa preocupação é criar boas condições sendo que é o principal porto da costa norte e que deve ser utilizado não só para a pesca, mas também para a lúdica e marítimo turística, como assim acontece”, adiantado que “o objetivo é ir requalificando o porto”.

“Agora foi o pontão, mas temos também o espaço destinado às instalações sanitárias e mais umas obras que pretendemos fazer e, quando cá esteve o Presidente, comprometemo-nos a instalar câmaras de vigilância neste porto, que aguardamos parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados para as instalar”, frisou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.