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REGIÃO | Mais de 13 mil açorianos inscritos na plataforma Residente Açores

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No passado dia 1 de janeiro entraram em vigor as novas tarifas no transporte marítimo de passageiros  e viaturas na Região Autónoma dos Açores. Os novos tarifários surgem na sequência da entrada em  vigor de um novo contrato, entre a Atlânticoline e o Governo Regional dos Açores, para fornecimento  do Serviço Público de Transporte Marítimo de Passageiros e Viaturas na Região, que vigorará de 1 de  janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2029. 

No âmbito do clausulado do Caderno de Encargos do referido contrato, é determinada pela Região a  existência de uma diferenciação tarifária entre residentes e não residentes nos Açores. Para fazer face a esta exigência, é essencial que a Atlânticoline possa comprovar o domicílio fiscal dos  passageiros. Considerando que se verificou não ser possível, em tempo útil, garantir uma ligação entre  a plataforma de vendas e reservas da Atlânticoline e a Autoridade Tributária, à semelhança do que  acontece atualmente com o transporte aéreo, a transportadora marítima teve de recorrer a uma  alternativa para garantir o cumprimento do contrato com a Região. 

Nesse sentido, foi desenvolvida a plataforma Residente Açores, onde os cidadãos com domicílio fiscal  na Região se podem inscrever para ter acesso à tarifa de residente. A utilização da plataforma será,  assim, a forma de garantir a aplicação da tarifa de residente até que seja possível à Atlânticoline utilizar  uma ligação direta à Autoridade Tributária. A partir dessa altura, deixará de ser necessário aos residentes  efetuarem o registo prévio.  

Importa salientar que, ao contrário do que acontece no transporte aéreo, no transporte marítimo a  maioria dos bilhetes é adquirida num espaço temporal muito próximo da hora efetiva da viagem do  passageiro. Considerando essa realidade, o recurso à plataforma permite tornar o processo de compra  mais rápido para os residentes, evitando filas nas bilheteiras, uma vez que a verificação da residência foi  feita antecipadamente. 

Até à data, já se registaram na plataforma 13.332 cidadãos. 

Segurança dos Dados 

A principal preocupação da Atlânticoline no que à plataforma de registo de residentes diz respeito foi  garantir a devida proteção dos dados pessoais dos cidadãos. Todas as informações pessoais são  armazenadas de forma cifrada na base de dados, garantindo altos padrões de segurança e  confidencialidade. Além disso, a comunicação automática com a plataforma Residente Açores para  validação da residência é realizada exclusivamente pelo sistema de reservas e pelo site da Atlânticoline, 

sendo todas as comunicações assentes em ligações segura (SSL), existindo uma camada adicional de  autenticação entre os sistemas, reforçando ainda mais a segurança dos dados. Importa salientar que a recolha de dados em questão está em conformidade com o Regulamento Geral  de Proteção de Dados (RGPD), na medida em que os mesmos são recolhidos com legitimidade de acordo  com a base legal assegurada pelo Contrato de Serviço Público de Transporte Marítimo de Passageiros e  Viaturas na Região e pela legislação em vigor relativa à segurança do transporte marítimo de  passageiros, sendo o tratamento de dados efetuado apenas no âmbito da reserva e aquisição de bilhetes  com a Atlânticoline. 

Registos rápidos e acessíveis para todos os cidadãos 

Outra preocupação que norteou a Atlânticoline neste procedimento foi a de garantir que o registo seria  fácil e acessível para todos os cidadãos. Assim, é possível fazer o registo online, acedendo a  residenteacores.pt, e submetendo uma certidão de domicílio fiscal, fácil de obter no portal das finanças.  Além disso, os cidadãos podem registar-se nas lojas e bilheteiras da Atlânticoline, locais onde é possível  fazer o registo através da leitura do cartão de cidadão. 

De modo a garantir, também, outros pontos de registo, a Atlânticoline conta com a preciosa parceria da  Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC). Deste modo, é também possível a qualquer cidadão se  registar numa das 54 lojas RIAC, existentes em todas as ilhas da Região. 

Além disso, é possível às Juntas de Freguesia que assim o entendam efetuar registos. Até ao momento,  já aderiram a este serviço as juntas de freguesia do Salão, Matriz, Praia do Norte (Faial), Santa Luzia  (Pico), Agualva (Terceira) e Achadinha (São Miguel). 

Também as agências de viagens parceiras da Atlânticoline podem, se assim o entenderem, efetuar o  registo dos seus clientes. Até ao momento aderiram a este serviço a Panazorica, a Via São Jorge e a  Viavitória.  

As juntas de freguesia e as agências de viagens que pretendam disponibilizar este serviço aos seus  fregueses e clientes poderão solicitar a sua adesão ao mesmo junto da Atlânticoline, através do e-mail  comercial@atlanticoline.pt. 

Novas regras de embarque 

Com a diferenciação tarifária entre residentes e não residentes, todos os bilhetes da Atlânticoline  passam a ser nominais. Para a aquisição de um bilhete de residente, é necessária a indicação, no  momento da compra, do número de identificação fiscal do passageiro. No embarque, para todos os  passageiros, residentes ou não, passa a ser obrigatória a apresentação do cartão de cidadão ou outro  documento de identificação. 

A compra de bilhetes nas bilheteiras torna-se também ligeiramente mais demorada. Por essa razão, a  Atlânticoline apela aos passageiros a que efetuem a compra atempada dos seus bilhetes, de modo a que  possam cumprir a hora limite de embarque.

ATLANTICOLINE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.