Ponta Delgada será o primeiro porto açoriano a dar as boas-vindas ao luxuoso veleiro de cruzeiros Sea Cloud Spirit, referenciado, atualmente, como o maior do mundo em atividade. O navio é aguardado no Terminal Marítimo das Portas do Mar pelas 13h15 do primeiro sábado de agosto. A operadora alemã Sea Cloud Cruises regressa, assim, ao arquipélago, mas, desta feita, num contexto diferente de visitas ocorridas em anos anteriores.
O mais recente veleiro da prestigiada frota irá realizar três consecutivos itinerários açorianos, dos quais resultam 18 escalas, em seis diferentes ilhas. A primeira viagem tem início no domingo, dia 4 de agosto, com o Sea Cloud Spirit a largar de Ponta Delgada, pelas 19h00, rumo à Horta, onde é aguardado no dia 6 de agosto. Do Faial segue viagem até às Velas de S. Jorge, onde vai permanecer durante parte do dia 7. O dia seguinte está reservado para Angra do Heroísmo e na sexta-feira deverá fundear no Porto da Madalena do Pico. Vila do Porto recebe o estreante veleiro no dia 10 e o cruzeiro termina a 11 de agosto, em Ponta Delgada. Ainda nesse dia, e também a 18 de agosto, tem início as outras duas viagens, em quase tudo similares à primeira, diferindo apenas na ordem de escala nas referidas ilhas.
Construído nos estaleiros Metalships & Docks, em Vigo, na Espanha, é o terceiro e mais recente veleiro da frota da Sea Cloud Cruises. Foi inaugurado no mês de setembro de 2021 e tem como principais características 138 metros de comprimento, 17 metros de boca, 5,6 metros de calado, possui 4231 toneladas de arqueação bruta e capacidade máxima para acomodar 136 hóspedes com 90 tripulantes. Disponibiliza 4 decks para passageiros, com um total de 69 cabines.
Em quase todos os aspetos diferente dos grandes transatlânticos que por cá aportam, este veleiro evoca a verdadeira experiência de navegação, utilizando para tal os seus três imponentes mastros e respetivas 28 velas, numa clara intenção de recuperar o estilo do seu antecessor, o Sea Cloud I, construído nos anos 30 do século passado. Mais intimista, personalizado e com cariz vincadamente direcionado para a arte de navegar, proporciona uma experiência de navegação verdadeiramente única.
À semelhança de outros importantes armadores, a opção da Sea Cloud Cruises pelo destino Açores, reitera a inequívoca atratividade dos portos açorianos junto de um mercado de elite, com grande apetência para o que de melhor temos para oferecer, com alto poder de compra e numa época em que as condições meteorológicas são as mais propícias. A vertente ambiental é prioritária neste conceito de turismo de cruzeiros, aliada a um reduzido número de passageiros, fundamental para evitar a massificação dos locais a visitar.
PA/SA/RÁDIOILHÉU