A Juventude Socialista dos Açores participou, a convite da Young Educators, num evento de envolvimento de jovens nas decisões políticas da União Europeia, organizado pela associação Jeunes Européens France. O encontro, que decorreu em Paris, reuniu jovens das Canárias, Açores e Guadalupe, numa discussão sobre os maiores problemas ultramarinos das suas regiões e para os quais foram apresentados um conjunto de soluções perante a associação.
A associação Jeunes Européens France defende o projeto de uma Europa federal e estrutura a sua reflexão na comissão política europeia, apresentando as resoluções que os seus voluntários apoiam e defendem no seu trabalho diariamente.
Para a construção de um futuro melhor, de sentimento de pertença à União Europeia, de inclusão dos territórios ultramarinos nos espaços de diálogo europeu e o peso da sua História na perceção da Europa e da União Europeia, foram realizados vários momentos de reflexão e de discussão.
Na ocasião, a Juventude Socialista apresentou soluções centradas em várias temáticas de extrema importância para os jovens, como a mobilidade, a educação, a segurança, o ambiente e as alterações climáticas.
No que toca à mobilidade e educação foram reforçados a defesa de apoios ao programa Eramus+ em todos os estabelecimentos de ensino, bem como a continuação de apoios às deslocações intracontinental.
Relativamente às questões ecológicas, a Juventude Socialista dos Açores apoiou a formação de uma agência para a implementação de um plano de ação no controlo e distribuição de água nos países europeus. Um plano de ação que reforça a melhoria da distribuição dos sistemas de água e das suas infraestruturas, incentiva a sua pesquisa científica em tecnologia da água e incentiva a divulgação de campanhas sobre a economia da água. A questão dos microships, na vertente da segurança dos cidadãos, foi outro dos pontos de discussão. É colocada em causa a saúde e os dados pessoais dos cidadãos, que não deve ser motivo de lucro por parte de empresas de produção e segurança, violando a declaração dos direitos humanos.
Dar voz aos jovens da nossa geração na União Europeia e incentivar a sua participação na vida política é um dos grandes pilares para um futuro melhor, mais ecológico, digital e democrático. Oportunidades de colaboração e de diálogo futuras entre as várias regiões foram asseguradas, de forma a responder a todos os problemas da nossa geração na vida europeia.
JS/AÇORES/RÁDIOILHÉU