ÚLTIMAS

REGIÃO | José Pacheco destaca cheque saúde e importância da telemedicina nos Açores

435views

“O modelo de gestão do Serviço Nacional de Saúde” foi o mote para o primeiro painel do dia, nas Jornadas Parlamentares nacionais do CHEGA, a decorrer em Matosinhos, onde o deputado José Pacheco fez uma intervenção sobre a realidade da saúde nos Açores.

O parlamentar começou por abordar a questão da falta de médicos na Região, nomeadamente dos clínicos de medicina geral e familiar, o que dificulta o acesso dos Açorianos aos cuidados de saúde primários, acabando por sobrecarregar as urgências hospitalares, pois são usadas como forma de garantir esses mesmos cuidados de saúde primários.

José Pacheco explicou a solução encontrada pelo CHEGA Açores como forma de dar resposta a este problema na Região, ao apresentar, e fazer aprovar, na Assembleia Legislativa Regional, o Cheque Saúde – que implica que quando o Serviço Regional de Saúde não conseguir dar resposta, o doente possa ser encaminhado para o privado para consultas, exames de diagnóstico ou cirurgias. “Uma solução que permite melhorar o acesso dos Açorianos à saúde e que vai facilitar as listas de espera, desde que depois seja implementada pelo Governo, tal como foi decidido na Assembleia Regional, onde o diploma foi aprovado”, explicou José Pacheco.

José Pacheco destacou ainda a realidade arquipelágica dos Açores e manifestou a importância da telemedicina para garantir um mais fácil acesso dos Açorianos a especialidades que não estão garantidas na Região ou nas ilhas sem hospital. Apesar de garantir a importância deste acompanhamento online, José Pacheco entende que a telemedicina “não é, nem nunca será, um substituto dos médicos”. Questionando ao painel se a telemedicina deverá ser uma aposta e uma importante ferramenta, principalmente na realidade dos Açores, recebeu uma resposta afirmativa embora “nunca vá substituir o contacto e a relação médico-doente”.

Este segundo dia de Jornadas Parlamentares nacionais do CHEGA é dedicado à saúde, onde se vai abordar a “crise na saúde, causas e soluções”, seguindo-se o debate sobre a “crise das carreiras do Serviço Nacional de Saúde”, terminando com uma intervenção do Presidente, André Ventura.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.