ÚLTIMAS

REGIÃO | José Manuel Bolieiro reitera importância de literacia para a defesa do património natural dos Açores

| Fotos: MM
460views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reiterou na noite de domingo a importância de haver uma literacia para a defesa do património natural da região, defendendo que o desenvolvimento é mais “progressista” quando em linha com a natureza.

Falando na gala de entrega dos Prémios Espírito Verde, que decorreu no Teatro Micaelense em pleno Dia Mundial do Ambiente, o governante sublinhou que a literacia para a defesa da natureza é uma “matéria que interessa a todos”.

“Deixo uma palavra aos que fazem da sua ação um exemplo pedagógico e prático de olhar a natureza e património natural como legado que nos honra e distingue, mas que responsabiliza no presente e futuro pela preservação, conservação, cuidado e conhecimento”, vincou ainda o Presidente do Governo.

José Manuel Bolieiro lembrou ainda a ação do Governo dos Açores no cumprimento das metas ambientas das Nações Unidas e da União Europeia, e lembrou que as intervenções na natureza devem ser feitas com “sentido de preservação, conservação da biodiversidade, contemplação e fruição criadora de riqueza pela dinâmica” que esta pode dar, com o apoio, nomeadamente, da ciência e da tecnologia.

E concretizou: “é bom desenvolvermos a nossa terra e o nosso povo fundados nesta literacia do desenvolvimento sustentável e da preservação da nossa biodiversidade”.

Os prémios Espírito Verde, iniciativa da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, regressaram no domingo após dois anos interrompidos devido à pandemia e têm como objetivo evidenciar o compromisso ambiental e premiar as empresas, instituições e personalidades que se distingam na Região pelas boas práticas ambientais, bem como na investigação, ativismo, voluntariado e mecenato ambientais, promovendo uma cidadania ambiental cada vez mais ativa.

No domingo foram distinguidas entidades e personalidades referentes aos anos 2019, 2020 e 2021.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.