ÚLTIMAS

REGIÃO | José Manuel Bolieiro diz que espaço é “economia do futuro” para os Açores

| Fotos: MM
566views

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, sublinhou hoje que a área espacial é uma “economia do futuro” também na região, sublinhando, perante dezenas de jovens estudantes, que “o futuro é ciência e ciência é futuro”.

Falando na Escola Secundária de Lagoa, após uma conferência proferida pelo ex-astronauta da NASA Danny Olivas, José Manuel Bolieiro diz que a vinda do norte-americano aos Açores “ajuda a formar uma atitude pessoal” nos jovens de “resiliência, da cultura do nunca desistir”, funcionando ainda como uma chamada da atenção para o fenómeno do espaço.

“É preciso sermos humildes no conhecimento que temos, mas é preciso também termos muita vontade de conhecer mais em cada dia”, sublinhou o Presidente do Governo.

“Para a vossa geração e para o vosso futuro, um desenvolvimento sustentável é essencial para a sobrevivência humana no nosso planeta. Uma prudente prevenção das alterações climáticas e os seus efeitos, em pequenas ilhas e ao nível das águas do mar, é essencial para prevenir a nossa vivência em ilhas”, declarou ainda, dirigindo-se aos alunos da escola na Lagoa.

José Manuel Bolieiro lembrou ainda que, se a componente terrestre dos Açores é reduzida, no campo do mar e do espaço há um potencial “enorme”, sendo ambos “oportunidades de futuro” que a região deve agarrar e consolidar.

Na terça-feira, o Governo dos Açores, através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço, promove, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, uma outra conferência com o ex-astronauta dedicada, desta vez, a “Viver e Trabalhar no Espaço“.

A conferência, que se insere nas atividades da Semana do Espaço da Escola Secundária da Lagoa, será aberta à participação geral do público (sem necessidade de pré-inscrição) e enquadra-se nos objetivos da Estratégia dos Açores para o Espaço de incrementar a sensibilização e o interesse para o setor do Espaço na Região Autónoma dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.