
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, acompanhado pelo Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, esteve presente, na quarta-feira, na cerimónia de reabertura da modernização da delegação regional do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em Ponta Delgada.
Esta requalificação, que contou com um investimento de 150 mil euros, envolveu a modernização de infraestruturas e equipamentos, incluindo a instalação de duas estações e dois detetores de descargas elétricas em aeroportos.
O líder do executivo açoriano demonstrou grande satisfação por esta modernização, sublinhando que esta iniciativa se junta a outras realizações concretizadas pelo Governo dos Açores, como a criação de dois radares meteorológicos, um na ilha de São Miguel e outro na ilha das Flores, num investimento total de cerca de cinco milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Num curto espaço de tempo estamos a fazer tanto que durante vários anos não havia sido realizado”, destacou o governante.
José Manuel Bolieiro também enalteceu a importância da monitorização meteorológica nos Açores, realçando que a Região se “afirma” cada vez mais como um polo essencial para a investigação climática e meteorológica.
“Estes investimentos de grande modernização tecnológica demonstram o quão ambiciosos somos e a confirmação da nossa centralidade, com informação e conhecimento”, afirmou, reforçando a relevância da segurança e da monitorização ambiental para a Região.
O Presidente do Governo sublinhou o papel histórico dos Açores na ciência e na meteorologia, recordando a memória de Afonso Chaves, um dos grandes impulsionadores desta área no arquipélago. O governante destacou que a modernização agora concluída é um tributo ao legado científico dos Açores e uma prova da contínua aposta na capacitação tecnológica e na inovação.
“Nós somos como somos também pela influência da nossa geografia. Este investimento também permite cuidarmos da nossa segurança, das nossas infraestruturas, da manutenção, conservação e utilização das mesmas. Informação relevante para o nosso quotidiano”, acrescentou.
Na cerimónia estiveram também presentes o Presidente do IPMA, José Ângelo Guerreiro da Silva, e o Diretor da Delegação Regional dos Açores, Carlos Ramalho, que realizou uma sessão de apresentação sobre a modernização infraestrutural e a atualização tecnológica da instituição.
GRA/RÁDIOILHÉU