ÚLTIMAS

REGIÃO | Jaime Vieira enaltece atribuição de apoio extraordinário ao rendimento dos pescadores

506views

O deputado do PSD/Açores Jaime Vieira enalteceu hoje a atribuição de um apoio extraordinário ao rendimento dos pescadores da Região, sublinhando “a atenção dada pelo Governo da Coligação a todas as realidades do setor das Pescas no arquipélago”.

O social-democrata considerou que “esta foi mais uma prova dessa atenção alargada de quem agora governa os Açores, perante as dificuldades dos nossos pescadores”, elogiando o que tem sido “uma clara mudança de paradigma, face ao passado recente no setor”, disse.

“Ser pescador é viver num mundo de incertezas, é viver numa aventura constante, é lutar todos os dias, enfrentando vários obstáculos para obter o seu rendimento”, frisou Jaime Vieira, para quem “cabe a qualquer governo, a qualquer partido ou grupo parlamentar, criar condições para proporcionar uma vida melhor a esses profissionais”.

“Existem diferentes realidades nas Pescas açorianas, em que uns têm bons rendimentos, mas onde também há profissionais cujos rendimentos são baixos. E é dessa transversalidade que temos de tratar”, assegurou.

E recordou que “a criação deste projeto de resolução deveu-se ao facto de haver comunidades piscatórias, como a de Rabo de Peixe, cujos profissionais, nomeadamente luleiros e chicharreiros, estavam com baixos rendimentos, e era preciso encontrar uma solução”.

“Em 2021 houve uma reduzida captura de lulas, e os pescadores de chicharro tiveram dificuldades em leiloar o peixe, pois o mercado não conseguiu absorver o seu produto. Perante isso, o Governo atuou, criando algumas medidas para atenuar os problemas sentidos”, acrescentou.

Para Jaime Vieira, “apesar de assistirmos a uma melhoria nos rendimentos dos pescadores, que vão apresentando valores superiores aos anos pré-pandemia, há ainda um longo trabalho a fazer”, e destacou “várias medidas positivas deste governo, como a isenção do pagamento em lota, que em 2021 foi superior a 2 milhões de euros. É com essas ações que se constrói a justiça social no setor”, referiu.

Para o social-democrata, “é essencial que o governo compense apenas aqueles que, no passado recente, não atingiram o salário mínimo. Assim como é muito importante apurar quais os pescadores que com baixos rendimentos nos últimos três anos”.

Jaime Vieira concluiu, dizendo que “não defendemos os açorianos quando o governo assim o entende, ou apenas quando nos interessa, defendemos sempre que houver açorianos que o necessitam. Por isso é que somos diferentes”.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.