ÚLTIMAS

REGIÃO | Incentivos à fixação de enfermeiros implementados ainda este ano, diz Clélio Meneses

546views

O Secretário Regional da Saúde e Desporto reiterou este sábado que os enfermeiros dos Açores abrangidos pelo acordo de regularização de remunerações e de carreiras terão os respetivos processos concluídos, e que os incentivos à fixação serão implementados ainda este ano.

Falando no encerramento do Congresso de Enfermagem dos Açores, através de uma mensagem de vídeo, por não poder estar presente devido a constrangimentos de natureza meteorológica nas ligações aéreas, Clélio Meneses explicou que no caso do acordo de regularização de remunerações e de carreiras “o Governo está neste momento a proceder à concretização efetiva desses acordos”.

“Infelizmente estas situações não se alcançam com a rapidez com que todos desejávamos, no entanto o que é certo e reitero é que os processos estão a decorrer, são processos morosos complexos, mas estão a decorrer, e todos os enfermeiros da Região Autónoma dos Açores que assim tenham direito, terão a respetiva correspondência nas suas carreiras e remunerações”, disse.

Relativamente ao processo de fixação de enfermeiros nas ilhas mais carenciadas, o governante relevou o envolvimento dos representantes da classe no processo.

“Conseguimos chegar a uma redação final relativamente ao sistema de incentivos à fixação dos enfermeiros algumas ilhas da Região Autónoma dos Açores, que será colocado em conselho do governo proximamente de forma a entrar em vigor ainda no corrente ano”, explicou.

E prosseguiu: “De facto, com esta união dos enfermeiros através dos seus representantes, aos mais variados níveis, através do envolvimento do governo regional, conseguimos alcançar resultados e objetivos que eram justos propósitos dos enfermeiros da Região Autónoma dos Açores”.

O Secretário Regional da Saúde e Desporto considerou “decisiva” a fixação de enfermeiros “para os bons resultados em saúde”, e sublinhou que “face à grande carência de recursos humanos em todas as ilhas, tem havido um enorme esforço de contratação de mais profissionais de saúde ao nível de enfermagem”.

“Há muito mais enfermeiros agora do que havia há dois anos, mas ainda não é um número suficiente e estamos todos a trabalhar para dotar os quadros do serviço regional de saúde, de cada vez mais profissionais de enfermagem”, reiterou.

Clélio Meneses lembrou a extinção do Estagiar L para enfermeiros nos serviços de saúde, como “uma conquista” da classe e do Governo, argumentando que “os enfermeiros têm a sua formação académica, parte dela em contexto clínico, e não fazia qualquer sentido utilizar o trabalho dos enfermeiros com estatuto de estagiários”.

O Secretário Regional falou também da formação contínua dos enfermeiros e adiantou que o orçamento e o plano da Região para o próximo ano “tem um aumento de 100% relativamente a formação de profissionais de saúde”.

Relativamente ao sistema de incentivos à fixação “há um aumento para +50% do valor adstrito à fixação de profissionais de saúde”.

“Tudo isto no sentido de dignificar os enfermeiros, de dar melhores condições aos serviços, às unidades de saúde e hospitais da região, para corresponder às necessidades dos cidadãos, num processo de reformulação de todo o sistema de saúde da região que estamos a desenvolver e para o qual a ordem dos enfermeiros tem dado positivos e relevantes contributos”, concluiu.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.