ÚLTIMAS

REGIÃO | “Governo Regional tem de reparar rapidamente a grua do porto de pescas das Lajes das Flores”

455views

José Eduardo questionou esta terça-feira quando é que o Governo Regional (PSD-CDS/PP-PPM, apoiado pela IL e pelo Chega) pretende “reparar a grua do porto de pescas das Lajes das Flores”, avariada desde março passado, defendendo a sua “rápida reparação”.

Em requerimento entregue no Parlamento dos Açores, José Eduardo questiona, ainda, porque é que o Governo Regional, tendo conhecimento desta avaria, “nada fez até à data?”.

“Como é do conhecimento de todos os que utilizam aquela infraestrutura, a grua que apoia as pescas nas Lajes das Flores está avariada há diversos meses, o que tem impossibilitado os pescadores profissionais e lúdicos de desenvolverem as suas atividades, provocando incómodos, dificuldades e prejuízos aos pescadores e restantes utilizadores do Porto das Lajes”, sublinhou o parlamentar socialista, eleito pela ilha das Flores.

José Eduardo considerou “inaceitável” que a Secretaria Regional responsável pelos portos “não preste qualquer atenção a esta situação” e que o próprio Governo Regional revele “insensibilidade e despreocupação com o assunto e com todos os prejuízos que este tem vindo a causar na dinâmica económica da Ilha das Flores”, já de si afetada pelo “enorme atraso na reconstrução do Porto das Lajes das Flores, destruído pelo furacão Lorenzo, em 2019.

O deputado do PS recordou, a esse propósito, que o Porto das Lajes das Flores “tem sido um local descuidado pelos serviços públicos”, que “deveriam providenciar a sua necessária operacionalidade e cuidar da manutenção e bom funcionamento dos equipamentos de apoio aos pescadores Florentinos”, frisou.

“É muito preocupante que a avaria desta grua tenha sido reportada ao governante com a tutela das pescas durante a sua última visita à ilha das Flores mas, mesmo assim, nada tenha sido feito para resolver a situação. Este é um assunto que tem de ser resolvido o quanto antes”, defendeu o deputado socialista, José Eduardo.

GPPS/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.