ÚLTIMAS

REGIÃO | Governo dos Açores valoriza papel do teleporto de Santa Maria no regresso da Europa ao espaço

| Foto: JF
267views

O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, valorizou hoje o sucesso do lançamento do foguetão europeu Ariane 6, que enviou dados de telemetria para o teleporto de Santa Maria, um “momento de distinção” para a Região e a sua estratégia espacial.

 O teleporto de Santa Maria é a primeira estação a receber dados do lançador, cujo voo inaugural marca o regresso da capacidade operacional europeia de acesso ao espaço.

 “Os Açores tem um papel relevante neste lançamento, e o Governo Regional continua a olhar com entusiasmo e dedicação para todo o ecossistema espacial de Santa Maria”, realça Paulo Estêvão, governante com a tutela da área espacial.

 O Ariane 6 é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA), cuja construção foi adjudicada ao ArianeGroup, e a exploração atribuída à Arianespace a partir do Centro Espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa.

 A bordo do Ariane 6 segue, entre outros, um nanossatélite português, construído por estudantes e professores do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.

O Ariane 6 descolou esta terça-feira, com êxito, às 19h00 dos Açores.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.