REGIÃO | Governo dos Açores valoriza papel do teleporto de Santa Maria no regresso da Europa ao espaço
O Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, valorizou hoje o sucesso do lançamento do foguetão europeu Ariane 6, que enviou dados de telemetria para o teleporto de Santa Maria, um “momento de distinção” para a Região e a sua estratégia espacial.
O teleporto de Santa Maria é a primeira estação a receber dados do lançador, cujo voo inaugural marca o regresso da capacidade operacional europeia de acesso ao espaço.
“Os Açores tem um papel relevante neste lançamento, e o Governo Regional continua a olhar com entusiasmo e dedicação para todo o ecossistema espacial de Santa Maria”, realça Paulo Estêvão, governante com a tutela da área espacial.
O Ariane 6 é um projeto da Agência Espacial Europeia (ESA), cuja construção foi adjudicada ao ArianeGroup, e a exploração atribuída à Arianespace a partir do Centro Espacial da Guiana, em Kourou, na Guiana Francesa.
A bordo do Ariane 6 segue, entre outros, um nanossatélite português, construído por estudantes e professores do Instituto Superior Técnico (IST), em Lisboa.
O Ariane 6 descolou esta terça-feira, com êxito, às 19h00 dos Açores.
GRA/RÁDIOILHÉU