REGIONAL

REGIÃO | Governo dos Açores congratula-se com eleição de Vasco Cordeiro para Presidente do Comité das Regiões, tal como acordado no início do mandato

96views

O Governo Regional dos Açores congratula-se com a eleição de Vasco Cordeiro para Presidente do Comité das Regiões, em virtude do acordo entre os dois maiores grupos políticos europeus no início do mandato desta entidade, desejando ao político açoriano um bom trabalho no quadro do Comité das Regiões.

O Governo dos Açores esteve sempre articulado com o Governo da República de forma a assegurar uma presença institucional do Governo dos Açores e de Portugal nesta instituição europeia, garantindo-se igualmente as condições para que se cumpra o acordo alcançado no Comité das Regiões, em fevereiro de 2020, entre as maiores forças políticas nele representadas.

Tal acordo previa a divisão da Presidência do Comité das Regiões entre as duas maiores forças políticas – PPE e os S&D -, sendo que Vasco Cordeiro foi o indicado pela família política socialista para ser o Presidente nesta fase.

Com esta solução, pôde manter até agora a posição de Primeiro-Vice-Presidente do Comité das Regiões, assumindo agora a Presidência do órgão, o que eleva a representação dos Açores no Comité das Regiões.

Cristina Calisto, Presidente da Câmara da Lagoa, cedeu o seu lugar de membro efetivo no Comité das Regiões ao deputado Vasco Cordeiro, o que permite agora que este assuma a Presidência da entidade. O Governo Regional dos Açores tem representação no órgão pelo seu Presidente, José Manuel Bolieiro.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.