ÚLTIMAS

REGIÃO | Governo dos Açores confirma que estratégia de prevenção e combate ao tabagismo será prioridade do Plano Regional de Saúde

© Governo dos Açores | Foto: SRSD
368views

A Secretária Regional da Saúde e Desporto, Mónica Seidi, presidiu na sexta-feira à sessão de abertura das jornadas comemorativas dos 30 anos do serviço de pneumologia do Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira.

Perante os convidados presentes, que se deslocaram de vários pontos do país, a governante afirmou que “a primeira versão do Plano Regional de Saúde está concluída e que será submetida a consulta pública no início do próximo mês de dezembro”.

“Temos como prioridade máxima a implementação da estratégia regional de prevenção e combate ao tabagismo, uma vez que estamos perante o mais importante fator de risco modificável para doenças não transmissíveis, onde se incluem as respiratórias, as doenças cérebro vasculares e grande percentagem dos cancros mais incidentes nos Açores”, vincou na ocasião.

Mónica Seidi esclareceu que, com esta estratégia, pretende-se “reduzir a prevalência do tabagismo e melhorar a qualidade de vida dos açorianos, oferecendo os recursos necessários e todo o apoio para que consigam deixar de fumar”, especificando que “há dois pontos fundamentais” a ter em conta: a educação pública e as estratégias para cessação tabágica.

A Secretária Regional acrescentou que, em termos de indicadores, está projetada a redução em 10% do número de fumadores ativos com idade igual ou superior a 15 anos e em 35% o consumo global do tabaco.

Para que isto seja possível, reforçou a governante, o Governo Regional propõe-se “aumentar em 25% a proporção de fumadores que teve pelo menos uma consulta de cessação tabágica no Serviço Regional de Saúde”.

“O trabalho deste Governo em prol da saúde dos açorianos continua hoje, como sempre, e assim continuará, ultrapassando, um por um, os obstáculos que nos forem postos no caminho”, concretizou.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.