ÚLTIMAS

REGIÃO | Governo dos Açores atribui Bolsa de Estudo Medeiros Ferreira a Gonçalo Oliveira

| Foto: JF
281views

A Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores atribuiu a Bolsa José Medeiros Ferreira a Gonçalo Oliveira, para a frequência de um curso de pós-graduação em Estudos Europeus Interdisciplinares, no ano académico 2024/2025, no Colégio da Europa.

Gonçalo Manuel Soares Oliveira, natural da Ilha de São Miguel, é licenciado em Estudos Euro-Atlânticos e Mestre em Relações Internacionais: O Espaço Euro-Atlântico, pela Universidade dos Açores, rumando agora ao Campus de Natolin, em Varsóvia, na Polónia.

Na passada segunda-feira, em Ponta Delgada, o Vice-Presidente do Governo, Artur Lima, teve a oportunidade de se reunir com o jovem estudante e de assinar o contrato da bolsa, tendo destacado a importância de o Governo Regional apoiar os jovens açorianos na sua formação académica.

“É de extrema importância apoiar os jovens açorianos no seu processo de formação académica e zelar para que todos tenham acesso a uma educação de qualidade”, referiu.

E destacou: “o Gonçalo Oliveira é um exemplo de talento, determinação e empenho e esperamos que obtenha sucesso e possa contribuir, com esta bolsa de estudo, para o desenvolvimento da nossa Região”.

A Bolsa de Estudo Medeiros Ferreira, que é atribuída anualmente pelo Governo dos Açores, destina-se à comparticipação nos encargos para a frequência de um curso de pós-graduação no Colégio da Europa, nomeadamente com as propinas do curso, alojamento e alimentação, além de uma viagem de ida e volta entre o local de residência do aluno e o local do curso.

A atribuição desta bolsa é decidida após a admissão dos candidatos dos Açores ao Colégio da Europa, pelo que os interessados deverão sempre efetuar primeiro a sua candidatura ao Colégio da Europa, que abrem no último trimestre de cada ano, para depois se poderem candidatar à Bolsa do Governo dos Açores.

O Colégio da Europa – um instituto de ensino universitário independente, fundado em 1949, com reconhecido prestígio internacional e com grandes tradições no estudo, análise e discussão de assuntos europeus – acolhe anualmente mais de quatro centenas de alunos em programas de pós-graduação nas áreas de Direito, Economia, Política e Administração, Relações Internacionais e Diplomáticas, Estudos Europeus Interdisciplinares ou Transformação e Integração Europeia  nos seus campus de Bruges (Bélgica), Natolin (Polónia) e Tirana (Albânia).

Os candidatos à frequência do Colégio devem possuir uma licenciatura e ter domínio escrito e verbal, das línguas francesa e inglesa.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.