ÚLTIMAS

REGIÃO | Furação Lorenzo. PSD reitera que a República deve 56 milhões de euros aos Açores

288views

O líder parlamentar do PSD/Açores reiterou ontem à noite que “o Governo da República, nomeadamente o Ministério das Infraestruturas, deve 56 milhões de euros à Região, relativos à solidariedade nacional inerente aos estragos provocados pelo Furação Lorenzo”, que assolou o arquipélago em outubro de 2019.
 
João Bruto da Costa falava após uma reunião mantida com o Ministro da Administração Interna, que considerou “uma oportunidade que tivemos de transmitir ao governo da República algumas das nossas preocupações relativamente aos Açores”.
 
“E, neste momento, a Região já investiu, na reparação dos danos do Furação Lorenzo mais de 70 milhões de euros. A República apenas enviou para os Açores, da solidariedade nacional, 29 milhões de euros. Desses 29 milhões, 28 foram enviados ainda quando o PS governava no arquipélago”, recordou.
 
“Não achamos que esta seja uma situação normal, e não queremos que fique a ideia de que há, por parte do Ministério das Infraestruturas, intenções de politizar a solidariedade nacional face à Região Autónoma dos Açores”, afirmou o responsável pela bancada do PSD no parlamento regional.
 
Segundo João Bruto da Costa, “há cerca de 56 milhões de euros que estão em dívida para com os Açores. E é esse montante que nós queremos que a República pague aos Açores. É uma solidariedade nacional que não está a corresponder ao compromisso assumido”, reforçou.
 
“E há ainda outro compromisso assumido do Ministério das Infraestruturas relativamente aos Açores, que tem a ver com as Obrigações de Serviço Público, cujo concurso tem de ser lançado, no que diz respeito às ligações aéreas para Faial, Pico e Santa Maria, onde não pode continuar a SATA, sem qualquer compensação, a cumprir as obrigações que são do Estado”, disse também o social-democrata.
 
“Portanto, aquilo que transmitimos ao senhor ministro, e o recado que pedimos levasse ao seu colega, é de que o Ministério das Infraestruturas tem de começar a trabalhar e a honrar os seus compromissos com a Região Autónoma dos Açores, pagando o que deve”, concluiu João Bruto da Costa.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU
 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.