REGIÃO | Formandos do Centro de Qualificação dos Açores medalhados no Azores Skills recebem prémios de empresas da Região
Mais de uma dezena de formandos do Centro de Qualificação dos Açores (CQA) medalhados no 25.º Azores Skills – Campeonato Regional das Profissões, que decorreu em maio, na Praia da Vitória, ilha Terceira, foram esta sexta-feira distinguidos por empresas da Região.
Ao todo, 15 formandos receberam os prémios atribuídos pela Tecniq e Azores Viagens, entre os quais os medalhados com Ouro: Marília Oliveira, Restaurante e Bar; Samuel Gata, Eletricidade; Tiago Oliveira, Auto CAD; Daniel Pereira, Jogos Digitais; Henrique Viveiros, Mecatrónica; Diogo Melo, Energias Renováveis; Gonçalo Botelho e Henrique Marques, Robótica Móvel.
Os prémios variam entre vales até um montante máximo de 500 euros e o pagamento de viagens de formandos para o WorldSkills 2024, que decorre de 10 a 15 de setembro, em Lyon, França.
A cerimónia, na qual participaram representantes das empresas, o Presidente do Conselho Diretivo do Centro de Qualificação do Açores, Acir Meirelles, e o Diretor Regional de Qualificação Profissional e Emprego, Renato Medeiros, foi presidida pela Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego, Maria João Carreiro.
A titular da pasta da Qualificação Profissional e Emprego enalteceu a iniciativa das empresas, por tratar-se do “reconhecimento da importância da qualificação dos jovens”, desafiando o tecido empresarial da Região a “recrutar jovens qualificados e com competências certificadas”.
“Ao premiar o percurso formativo de jovens formandos que viram a sua capacidade, as suas competências e o seu talento distinguido numa competição de profissões, estas empresas estão a dar um exemplo público de valorização da importância da formação”, congratulou.
Segundo Maria João Carreiro, “a formação e a qualificação são a melhor garantia de profissionais capazes, motivados e produtivos”, pelo que “é necessário que as empresas aprofundem, de forma ainda mais efetiva, uma cultura de reconhecimento da formação dos trabalhadores”, através, desde logo, de incentivos à formação, da estabilização contratual e de uma melhor remuneração.
Nesse sentido, a Secretária Regional lembrou que existe hoje nos Açores um conjunto diversificado de medidas de apoio à formação e qualificação de empregados e desempregados, incluindo formação à medida das necessidades das empresas, bem como apoios à contratação em função das habilitações e qualificações dos trabalhadores contratados através destas medidas.
Durante a cerimónia, foi ainda atribuído pela livraria SolMar um cheque-livro, no valor de 25 euros, a cada um dos oito formadores do Centro de Qualificação dos Açores jurados no Azores Skills.
GRA/RÁDIOILHÉU