ÚLTIMAS

REGIÃO | Filme vencedor do Prémio Curta Pico chega a seis continentes

279views

No último fim de semana de agosto estreia na Austrália e no primeiro fim de semana de setembro estreia em Angola. O filme “First Date”, de Luís Filipe Borges, filmado totalmente na ilha do Pico, Açores, chega assim a mais dois continentes, Oceânia e África, depois de já ter passado por festivais na América do Norte, América do Sul, Ásia e Europa. 

O Heathcote Film Festival é um festival dedicado a curtas-metragens que se realiza anualmente em Heathcote, no centro de Victoria, na Austrália. Desde 2010, exibe filmes internacionais e australianos, oferecendo um fórum para cineastas emergentes. “First Date” estreia em Heathcote, seguindo para Sydfest em Sydney e ainda o NZ Indie Film Festival na Nova Zelândia. 

O CineFest é um festival de cinema ao ar livre realizado no município de Viana, em Luanda, Angola, de 4 a 7 de setembro. O evento acontece no Jardim Municipal de Viana, atraindo um público considerável e reforçando o seu papel como um acontecimento cultural relevante na localidade. Aqui será a estreia africana do primeiro filme de Luís Filipe Borges, que volta ao grande ecrã em Portugal, no dia 7 de setembro, no festival de curtas CINE TEJO, em Benavente.

A equipa e júri do CINE TEJO nomearam “First Date” a cinco prémios, na primeira edição do festival. As nomeações abrangem produtoras Advogado do Diabo e MiratecArts com Melhor Curta de Ficção, Luís Filipe Borges com Melhor Realizador e ainda com Melhor Argumento, Cristóvão Campos com Melhor Actor e ainda Flávio Cristóvam com Melhor Trilha Sonora.

“First Date”, de Luís Filipe Borges, vencedor do Prémio Curta Pico, da MiratecArts, em parceria com os municípios das Lajes do Pico, Madalena e São Roque do Pico, já conseguiu a seleção oficial em 30 festivais e recebeu 10 prémios. 
De acordo com Cinetendinha (SIC TV),  “First Date é uma curta que re-imagina uma comédia-romântica à Hollywood. Tem o seu charme e assume ser uma carta de amor ao Pico.” Críticos italianos anotaram que a direção de fotografia “transforma o Pico numa personagem própria — a sua majestade vulcânica, a costa acidentada e as vistas atmosféricas proporcionam um cenário sumptuoso para o envolvimento romântico do filme”, enquanto que do Reino Unido focaram “o poder de uma narrativa honesta… uma história de amor e de uma exploração sincera da natureza humana”. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.