AGENDA

REGIÃO | Filme de Paulo Carneiro abre a secção “O Melhor de Portugal” no Montanha Pico Festival 

116views

A comunidade de Covas do Barroso, no norte de Portugal, descobre que a empresa britânica Savannah Resources planeia construir a maior mina de lítio a céu aberto da Europa a poucos metros das suas casas. Diante dessa ameaça iminente, o Povo decide organizar-se para expulsar a empresa das suas terras.

“A Savana e a Montanha”, o filme de Paulo Carneiro, abre a secção “O Melhor de Portugal” no Montanha Pico Festival, quinta-feira, 15 de janeiro, às 21h no Auditório Municipal das Lajes do Pico. 
“O filme é uma espécie de reconstituição, reinvenção ou até mesmo reinterpretação de alguns dos acontecimentos que ocorreram naquela comunidade,” admite o realizador Paulo Carneiro.

Um documentário híbrido em que, entre canções e imagens de Westerns, o povo da aldeia encena a sua própria luta.Nasceu em Lisboa e cresceu na Pontinha (subúrbios), Paulo Carneiro é licenciado em Som e Imagem pela ESAD.CR e mestre pela Escola Nacional de Cinema (ESTC) e pela HEAD – Genebra. Em 2018, realizou o seu primeiro filme, “Bostofrio”, premiado diversas vezes e exibido em mais de 40 festivais de cinema, incluindo o Montanha Pico Festival, o qual o realizador apresentou em pessoa, na sua primeira viagem à ilha do Pico. O filme “A Savana e a Montanha” estreou na Quinzena dos Realizadores de 2024 na França e foi exibido em dezenas de festivais, recebendo Menção Especial – Melhor Documentário Português no Festival Internacional de Documentário de Melgaço, Menção Especial do Júri no Valladolid International Film Festival na Espanha, e em 2025 já recebeu o Prémio do Público no Ajanta-Ellora na Índia, o Grande Prémio do Júri e o Prémio do Público no Blue Planet Future Festival na Coreia do Sul, Prémio para Melhor Longa de Documentário no Dili International Film Festival em Timor Leste, Prémio para Melhor Realizador no Ulsan Ulju Mountain Film Festival na Coreia do Sul e Melhor Filme Internacional no UAFF na Turquia.
“O Melhor de Portugal” é o foco especial desta a décima segunda edição do Montanha Pico Festival, apresentando cinco obras estreadas nos últimos dois anos. Além da obra de Paulo Carneiro, as audiências têm a oportunidade de ver no grande ecrã: “Banzo” de Margarida Cardoso, “Grand Tour” de Miguel Gomes, “O Teu Rosto Será o Último” de Luís Filipe Rocha, e ainda “Hanami” de Denise Fernandes. Os filmes foram escolhidos pelo diretor artístico do festival, Terry Costa, tendo em consideração mérito criativo, cinematográfico e impacto que a obra teve desde a sua estreia. 


A décima segunda edição do Montanha Pico Festival continua até 29 de janeiro, em três ecrãs da ilha montanha açoriana, apresentando 35 obras de curtas a longas-metragens na temática da cultura montanhosa. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.