AGENDA

REGIÃO | Festival Cordas transforma Madalena do Pico na capital dos cordofones

688views

Artistas do Canadá, Espanha, Finlândia, Países-Baixos e Portugal, incluindo 5 ilhas dos Açores, participam, ao vivo, na oitava edição do Festival Cordas. A Madalena, na ilha do Pico, é a capital dos cordofones, de 1 a 8 de outubro, com mais de 20 eventos públicos e outros tantos com entidades privadas e escolas.O arquipélago da Madeira também está presente com o documentário “Na Rota do Bandolim da Madeira” da Vinco Films. Concertos, recitais, workshops, noite de cinema, masterclass, exposições e visitas a escolas recheiam os dias e noites da maior celebração dos cordofones nos Açores. 


O Auditório da Madalena acolhe os grandes concertos, que este ano contam com três noites bem distintas. A Viola Campaniça d’ O GAJO derruba barreiras sem formalidades ou ideias pré-definidas. João Morais mergulha nas raízes da música portuguesa aliando à sua experiência no Punk-Rock, trazendo assim à ilha montanha um formato contemporâneo de apresentação de um instrumento tradicional.

A “one-woman-band” da Finlândia, no ano que está nomeada para o prestigiado Nordic Council Music Prize, um dos maiores prémios europeus na música, volta aos Açores com o kantele, um instrumento único que também recebe uma nova roupagem pelas mãos e criatividade de Maija Kauhanen. 

Por sua vez, a voz e bandolim da açoriana Raquel Dutra, encerra a semana, no Auditório da Madalena, em formato quarteto de cordas, que inclui multi-instrumentalistas Adilio Soares, Jorge Dutra e Rúben Torres, que levam a palco a guitarra portuguesa, contrabaixo, guitarra acústica e a Viola da Terra, o instrumento mais celebrado e apresentado no festival. 

Os eventos no Festival Cordas têm entrada livre e a agenda está disponível em www.festivalcordas.com enquanto a MiratecArts, entidade organizadora do festival, incentiva juntarem-se nas redes sociais para acompanhar todas as surpresas, no Facebook: Cordas World Music Festival, e no instagram: MiratecArts. 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.