REGIÃO | Executivo açoriano inicia visita estatutária à ilha das Flores para demonstrar que “este é o Governo de fazer”
O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, inaugurou hoje o Centro de Processamento de Resíduos da ilha das Flores, um investimento total na ordem dos 1,1 milhões de euros que inclui a construção de um novo pavilhão para depósito e tratamento de resíduos orgânicos.
A cerimónia, na qual participaram a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e o Secretário Regional do Ambiente e Ação Climática, Alonso Miguel, marcou o arranque da visita estatutária do Executivo à ilha das Flores, que se prolonga até quarta-feira.
“Viemos para demonstrar que este é um Governo de fazer”, disse.
O chefe do Executivo lembrou que o XIII Governo “foi confrontado com um problema que resolveu”, sendo que a resolução deste problema com a expedição e transporte de resíduos foi aproveitada para criar um novo serviço que confere agora “uma outra capacidade” para a ilha das Flores.
“Os florentinos também reconhecerão a capacidade deste Governo de fazer bem à ilha das Flores”, afirmou, valorizando o facto de a ilha das Flores, enquanto reserva da biosfera, entrar num patamar para corresponder às exigências da União Europeia em matéria de recolha seletiva para reciclagem.
José Manuel Bolieiro enalteceu a cooperação institucional e a “boa atitude” dos autarcas das Lajes e de Santa Cruz das Flores, presentes na cerimónia, “que quiserem ser parte da solução”.
Do primeiro dia da visita estatutária à ilha das Flores constaram ainda reuniões com os presidentes da Câmara Municipal das Lajes e da Câmara Municipal de Santa Cruz e ao final da tarde reunirá ainda o Conselho de Ilha.
GRA/RÁDIOILHÉU